Publicação: Os Jogos cartográficos no ambiente escolar: um estudo da teoria à prática a partir da aplicação das imagens de satélites
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Data
2014-11-27
Autores
Orientador
Zacharias, Andréa Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - Ourinhos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Front of difficulties observed by teachers - teaching mediators in classroom - to insert the Remote Sensoring containing, specially the satellite's images, in pedagogical practice, the GEOCART has been developing para-didactic materials, with cartographic games, on the perspective to give, through ludic activities, didactic alternatives which contributes to more dynamic classes, built by challenges, besides they result, overall, in the efficiency of competencies and abilities developments of cartography concepts, by the teacher, among the programmatic containing fixed to Geography discipline, in school environment. Set the challenge, this Course Conclusion work shows the application in class, the correction and adequacy of the prototype cartographic games, developed by Sarmiento (2014), about the themes aforementioned. To achieve its aim, it had been developed activities of literature review, outstanding the analyses of geography curriculum, fundamental base of the project. The methods and technics had based in participant research and containing analyses, to give structure to the methodology used for the developing of the research. As results, it has showed some appointments about the importance of satellite's images using in geography curriculum, the necessary games' adequacy after application in classroom, apart from the teacher's support notebook, elaborate in condition of material with containing and instructions of how work with satellite's images cartographic games, during the para-didactic activities in classroom
Resumo (português)
Diante das dificuldades observadas pelos professores - mediadores do ensino em sala de aula - para inserir os conteúdos do Sensoriamento Remoto, especificamente as Imagens de Satélites, na prática pedagógica, o grupo GEOCART vem desenvolvendo materiais para(didáticos), por meio de Jogos Cartográficos, com a perspectiva de proporcionar através de atividades lúdicas alternativas didáticas, que viabilizem aulas mais dinâmicas, compostas de desafios mas que resultem, sobretudo, na eficiência do desenvolvimento de competências e habilidades dos conceitos de Cartografia, pelo docente, durante os conteúdos programáticos previstos pela disciplina de Geografia, no ambiente escolar. Posto o desafio, este Trabalho de Conclusão de Curso explicita a aplicação em sala de aula, a correção e a adequação dos Jogos Cartográficos protótipos, desenvolvidos por Sarmiento (2014), sobre os temas supracitados. Para atingir seu objetivo, foram desenvolvidas atividades de revisão de literatura, com destaque a análise dos currículos de Geografia, base fundamental do projeto. Os métodos e técnicas basearam-se na pesquisa participante e na análise de conteúdo, para dar estrutura à metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa. Como resultados, apresenta apontamentos sobre o uso das Imagens de Satélites nos currículos de Geografia, as adequações e correções dos jogos protótipos; e o Caderno de Apoio ao Professor, composto por conteúdos e instruções de como o docente pode trabalhar com os Jogos Cartográficos de Imagens de Satélite em sala de aula
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
FLORENTINO, Raiane. Os Jogos cartográficos no ambiente escolar: um estudo da teoria à prática a partir da aplicação das imagens de satélites. 2014. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.