Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Serrano, Eliane Patricia Grandini 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação faz um estudo sobre a prática de ateliê na escola. A pesquisa é vivenciada em uma escola pública estadual, em Biritiba Mirim, em São Paulo, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O trabalho com arte na educação básica da rede pública traz desafios para além da prática. Coloca-nos como educadores em confronto com nossas ideologias, saberes adquiridos na academia e nos livros. Ao chegar na escola deparamo-nos com uma realidade muito diferente da que estudamos durante a licenciatura: desafios com o tempo, as matérias, as pessoas. Mas como educadores somos impelidos a continuar e na continuidade criamos possibilidades. Através da narrativa e da artografia, esta professora conta e desenha suas memórias, dúvidas e tentativas de transformar o espaço escolar num espaço criativo e acolhedor, buscando não somente no saber escrito da academia, mas também no saber oral da cultura popular. Ao abordar essas narrativas, percebe como sua própria história revela um passado marcado pela ânsia de mudança no Ensino de Arte e como as questões da atualidade presentes na sala de aula são urgências de ser e estar no mundo e não somente na escola. E é entre passado e presente, com anseios pelo futuro da Arte e da humanidade que o ateliê se desenvolve em movimento por cada canto da escola, revelando o estado de ateliê não apenas na escola, mas nas pessoas, dentro da experiência vivida por cada um em todo lugar.
Resumo (espanhol)
Esta disertación estudia la práctica del taller en la escuela. La investigación se lleva a cabo en una escuela pública estatal en Biritiba Mirim, São Paulo, con estudiantes del tercer año de la enseñanza secundaria. El trabajo con arte en la educación básica de la red pública plantea desafíos que van más allá de la práctica. Nos coloca como educadores en confrontación con nuestras ideologías, conocimientos adquiridos en la academia y en los libros. Al llegar a la escuela nos enfrentamos a una realidad muy diferente de la que estudiamos durante la licenciatura: desafíos con el tiempo, las materias, las personas. Pero como educadores, estamos compelidos a seguir adelante y, en esa continuidad, creamos posibilidades. A través de la narrativa y la artografía, esta profesora cuenta y dibuja sus recuerdos, dudas y intentos de transformar el espacio escolar en un espacio creativo y acogedor, buscando no solo en el saber escrito de la academia, sino también en el saber oral de la cultura popular. Al abordar estas narrativas, se da cuenta de cómo su propia historia revela un pasado marcado por el deseo de cambio en la Enseñanza de Arte y cómo las cuestiones actuales presentes en el aula son urgencias de ser y estar en el mundo y no solo en la escuela. Y es entre el pasado y el presente, con anhelos por el futuro del Arte y de la humanidad, que el taller se desarrolla en movimiento por cada rincón de la escuela, revelando el estado del taller no solo en la escuela, sino también en las personas, dentro de la experiencia vivida por cada uno en cualquier lugar.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Ensino, Professores de arte - Narrativas pessoais, Ateliês de artistas
Idioma
Português
Citação
SILVA, Vanessa de Oliveira. Um Ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios. Orientador: Eliane Patricia Grandini Serrano. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", São Paulo, 2024.