Teatro de sombras: magia e tecnologia, encenando narrativas para o ensino da história da arte
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ribeiro, Regilene Sarzi 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O tema desta pesquisa é o Teatro de Sombras e a tecnologia audiovisual explorados como recursos pedagógicos para o ensino das artes. O objetivo é produzir uma peça audiovisual no formato animação visando sua aplicação para a contextualização da história da arte Contemporânea no ensino básico. O percurso metodológico partiu do levantamento de discussões sobre a arte educação contemporânea no Brasil, para estabelecer as necessidades e problemáticas encontradas em sala de aula deflagradas pela pesquisadora que atua como professora-artista. A pesquisa qualitativa caracteriza-se por uma pesquisa em arte cujos instrumentos são levantamento bibliográfico, coleta de dados e relato de processo criativo que permitem a elaboração do estado da arte do tema e a fundamentação teórica e reflexiva da proposta que resultarão em uma animação que explora a magia e a tecnologia, associando as linguagens do teatro de sombras e o audiovisual. A fundamentação teórica é pautada nos autores Ana Mae Barbosa (2008, 2010, 2019), Sandra Rey (2008), Christy Marx (2007), François Dosse (2009), Ana Maria Amaral (1996;2011) e Fabrizio Montecchi (2012). Os resultados obtidos possibilitaram a discussão sobre o ensino da arte na contemporaneidade e o papel da tecnologia, o levantamento de biografias de artistas contemporâneos e a escolha da artista Rosana Paulino, sua vida e sua obra, para construção do roteiro que irá compor a narrativa da animação. O material será disponibilizado em plataformas gratuitas de vídeo.
Resumo (inglês)
The theme of this research is the Shadow Theater and audiovisual technology explored as pedagogical resources for the teaching of the arts. The objective is to produce an audiovisual piece in animation format aiming at its application to the contextualization of the history of contemporary art in basic education. The methodological course started from the survey of discussions about contemporary art education in Brazil, to establish the needs and problems encountered in the classroom triggered by the researcher who works as a teacher-artist. Qualitative research is characterized by an art research whose instruments are bibliographic survey, data collection and creative process report that allow the elaboration of the state of the art of the theme and the theoretical and reflective foundation of the proposal that will result in an animation that explores magic and technology, associating the languages of shadow theater and audiovisual. The theoretical foundation is based on the authors Ana Mae Barbosa (2008, 2010, 2019), Sandra Rey (2008), Christy Marx (2007), François Dosse (2009), Ana Maria Amaral (1996;2011) and Fabrizio Montecchi (2012). The results obtained made it possible to discuss the teaching of art in contemporary times and the role of technology, the survey of biographies of contemporary artists and the choice of the artist Rosana Paulino, her life and her work, for the construction of the script that will compose the narrative of the animation. The material will be made available on free video platforms
Descrição
Palavras-chave
História da Arte, Educação, Teatro de Sombras, Biografia, Rosana Paulino
Idioma
Português