Logo do repositório
 

Teatro de sombras: magia e tecnologia, encenando narrativas para o ensino da história da arte

dc.contributor.advisorRibeiro, Regilene Sarzi [UNESP]
dc.contributor.authorSimões, Luana Gonçalves
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-17T15:18:21Z
dc.date.available2023-05-17T15:18:21Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é o Teatro de Sombras e a tecnologia audiovisual explorados como recursos pedagógicos para o ensino das artes. O objetivo é produzir uma peça audiovisual no formato animação visando sua aplicação para a contextualização da história da arte Contemporânea no ensino básico. O percurso metodológico partiu do levantamento de discussões sobre a arte educação contemporânea no Brasil, para estabelecer as necessidades e problemáticas encontradas em sala de aula deflagradas pela pesquisadora que atua como professora-artista. A pesquisa qualitativa caracteriza-se por uma pesquisa em arte cujos instrumentos são levantamento bibliográfico, coleta de dados e relato de processo criativo que permitem a elaboração do estado da arte do tema e a fundamentação teórica e reflexiva da proposta que resultarão em uma animação que explora a magia e a tecnologia, associando as linguagens do teatro de sombras e o audiovisual. A fundamentação teórica é pautada nos autores Ana Mae Barbosa (2008, 2010, 2019), Sandra Rey (2008), Christy Marx (2007), François Dosse (2009), Ana Maria Amaral (1996;2011) e Fabrizio Montecchi (2012). Os resultados obtidos possibilitaram a discussão sobre o ensino da arte na contemporaneidade e o papel da tecnologia, o levantamento de biografias de artistas contemporâneos e a escolha da artista Rosana Paulino, sua vida e sua obra, para construção do roteiro que irá compor a narrativa da animação. O material será disponibilizado em plataformas gratuitas de vídeo.pt
dc.description.abstractThe theme of this research is the Shadow Theater and audiovisual technology explored as pedagogical resources for the teaching of the arts. The objective is to produce an audiovisual piece in animation format aiming at its application to the contextualization of the history of contemporary art in basic education. The methodological course started from the survey of discussions about contemporary art education in Brazil, to establish the needs and problems encountered in the classroom triggered by the researcher who works as a teacher-artist. Qualitative research is characterized by an art research whose instruments are bibliographic survey, data collection and creative process report that allow the elaboration of the state of the art of the theme and the theoretical and reflective foundation of the proposal that will result in an animation that explores magic and technology, associating the languages of shadow theater and audiovisual. The theoretical foundation is based on the authors Ana Mae Barbosa (2008, 2010, 2019), Sandra Rey (2008), Christy Marx (2007), François Dosse (2009), Ana Maria Amaral (1996;2011) and Fabrizio Montecchi (2012). The results obtained made it possible to discuss the teaching of art in contemporary times and the role of technology, the survey of biographies of contemporary artists and the choice of the artist Rosana Paulino, her life and her work, for the construction of the script that will compose the narrative of the animation. The material will be made available on free video platformsen
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243460
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da Artept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTeatro de Sombraspt
dc.subjectBiografiapt
dc.subjectRosana Paulinopt
dc.titleTeatro de sombras: magia e tecnologia, encenando narrativas para o ensino da história da artept
dc.title.alternativeShadow theater: magic and technology, staging narratives for the teaching of art historyen
dc.typeDissertação de mestrado
dcterms.impactConsidera-se o resultado desta pesquisa um enriquecimento para o cenário da arte educação, por meio das relações estabelecidas entre as ferramentas tecnológicas unidas ao teatro de sombras e a história da arte unida à biografia, espera-se um acréscimo de possibilidade ao trabalho de professores e contadores de estórias. O entrelaçamento dessas linguagens visa proporcionar encantamento no contato da sociedade para com a arte e sua história, em especial a arte contemporânea, assumindo uma linguagem didática e encantada a qual facilite o contato da sociedade com obras e artistas contemporâneos em sua complexidade. No que se refere ao impacto acadêmico, é compreendida a necessidade de explorar as possibilidades tecnológicas do teatro de sombras, estabelecendo novas possibilidades expressivas e a partilha dos processos criativos, igualmente para o ensino da estória da arte, o qual pode ser expandido e apreciado. O impacto econômico relaciona-se com a possibilidade de ampliar o trabalho de contadores de estórias e grupos de teatro e outros profissionais de áreas correlatas. A produção audiovisual e a contação de estórias, unidas a tecnologia e educação, podem assegurar ferramentas de caráter inclusivo e equitativo, capazes de promover experiência com a artept
dcterms.impactThe result of this research is considered an enrichment for the art education scenario, through the relationships established between the technological tools linked to the shadow theater and the history of art linked to the biography, it is expected an increase of possibilities to the work of teachers and storytellers. The interweaving of these languages aims to provide enchantment in society's contact with art and its history, especially contemporary art, assuming a didactic and enchanted language that facilitates society's contact with contemporary works and artists in their complexity. With regard to the academic impact, the need to explore the technological possibilities of shadow theater is understood, establishing new expressive possibilities and the sharing of creative processes, equally for the teaching of art history, which can be expanded and appreciated. The economic impact is related to the possibility of expanding the work of storytellers and theater groups and other professionals in related areas. Audiovisual production and storytelling, together with technology and education, can ensure inclusive and equitable tools, capable of promoting experience with arten
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAACpt
unesp.knowledgeAreaAmbientes midiáticos e tecnológicospt
unesp.researchAreaTecnologias Midiáticaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
simoes_lcg_me_bauru.pdf
Tamanho:
3.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: