Logo do repositório
 

Desempenho perceptivo-auditivo na classe das sonorantes em crianças com e sem transtorno fonológico: efeito da subclasse e do grau de gravidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Berti, Larissa Cristina

Coorientador

Pós-graduação

Ciências da Saúde e Comunicação Humana - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Introdução: Embora não haja uma etiologia definida, dificuldades perceptuais são associadas ao Transtorno Fonológico (TF). A literatura tem apontado resultados divergentes tanto sobre o desempenho perceptual de crianças com e sem TF, quanto sobre uma possível correlação entre grau de gravidade do TF e o desempenho perceptual. Objetivos: (a) comparar o desempenho perceptivo-auditivo na identificação das sonorantes em crianças com e sem Transtorno Fonológico e nos diferentes graus de TF; (b) verificar se o desempenho perceptual das crianças com e sem TF depende das subclasses (nasais, líquidas laterais e não laterais) e, dentre as crianças com TF, se o desempenho é dependente do grau de gravidade; e (c) correlacionar o desempenho perceptivo-auditivo das crianças com TF e o seu grau de gravidade. Método: Neste estudo participaram 64 crianças, sendo 42 com e 22 sem TF (entre quatro e oito anos de idade) que realizaram o teste de identificação – instrumento de avaliação da identificação de contrastes fonológicos (PERCEFAL), no qual os participantes tiveram que escolher dentre duas opções de estímulos visuais, no computador, aquela que correspondia ao estímulo auditivo apresentado a cada um deles pelo fone de ouvido. Os dados das crianças com TF foram obtidos do banco de dados e, os das crianças típicas por meio de coletas realizadas em escola e ONG.Os critérios de análise envolveram: (a) acurácia perceptivo-auditiva (% de acertos, erros e não repostas), (b) tempo de reação dos erros e acertos, (c) valor do PCC-r e (d) classificação do grau de gravidade. Resultados: Na comparação do desempenho perceptivo-auditivo entre os grupos, os resultados mostraram que não houve diferença estatística entre o grupo de crianças com e sem TF. A comparação entre o desempenho perceptivo-auditivo e o grupo de crianças com grau de gravidade mostrou que o grau severo se diferenciou dos demais graus pela menor porcentagem de acertos e maior tempo de reação (TR) dos acertos. Também, os resultados mostraram que para o TR dos acertos, a subclasse líquida lateral apresentou um tempo de reação inferior às nasais e líquida não lateral. Referente aos resultados da comparação das subclasses com os diferentes graus de gravidade, observou-se que o grau severo demonstrou uma diferença gradativa da porcentagem de erros entre as subclasses, menor porcentagem de acertos e maior TR dos acertos para líquida lateral e não lateral e, que o grau levemente moderado se diferenciou do moderadamente severo relativo à porcentagem de acertos e TR dos acertos. Os resultados também mostraram uma correlação negativa entre o valor do PCC-R (que indica o grau de gravidade), porcentagem de erro e TR dos acertos e, positiva para porcentagem de acertos. Conclusão: Não houve diferença entre os grupos com TF e típicas no desempenho perceptivo-auditivo na classe das sonorantes. Na análise do TR dos acertos entre os grupos com TF e típicas, houve menor tempo de reação para as líquidas laterais. O grau severo apresentou menor porcentagem de acertos e maior TR dos acertos. Também houve diferença entre as subclasses para o grau severo e a líquida não lateral apresentou menos acertos. Ainda o grau severo teve maior TR e para as classes das líquidas e, o grau de gravidade mostrou correlação com o desempenho perceptivo-auditivo. Ademais, deve-se considerar o grau de gravidade do TF, seus erros e acertos e as subclasses das sonorantes tanto na avaliação fonológica quanto na reabilitação de crianças com TF.

Resumo (inglês)

Introduction: Although there is no defined etiology, perceptual difficulties are associated with Phonological Disorder (PD). The literature has shown divergent results regarding the perceptual performance of children with and without PD, as well as a possible correlation between the severity of PD and perceptual performance. Purpose: (a) to compare the auditory-perceptual performance in the identification of sonorants in children with and without Phonological Disorder and in different degrees of PD; (b) to verify whether the perceptual performance of children with and without PD depends on the subclasses (nasals, lateral liquids and non-laterals) and, among children with PD, whether the performance is dependent on the degree of severity; and (c) to correlate the auditory-perceptual performance of children with PD and its degree of severity. Method: This study involved 64 children, 42 with and 22 without PD (between four and eight years of age). They took the identification test – an instrument for assessing the identification of phonological contrasts (PERCEFAL), in which participants had to choose between two visual stimuli on the computer, the one that corresponded to the auditory stimulus presented to each of them through the headphones. Data from children with PD were obtained from the database, and those from typical children were collected at schools and NGOs. The analysis criteria involved: (a) auditory-perceptual accuracy (% of correct answers, errors and no answers), (b) reaction time for errors and correct answers, (c) PCC-r value and (d) classification of severity. Results: When comparing the auditory-perceptual performance between the groups, the results showed that there was no statistical difference between the group of children with and without PD. The comparison between the auditory-perceptual performance and the group of children with a severe degree showed that the severe degree differed from the other degrees by the lower percentage of correct answers and longer reaction time (RT) of the correct answers. Also, the results showed that for the RT of the correct answers, the lateral liquid subclass presented a shorter reaction time than the nasal and non-lateral liquid. Regarding the results of the comparison of the subclasses with the different degrees of severity, it was observed that the severe degree demonstrated a gradual difference in the percentage of errors between the subclasses, a lower percentage of correct answers and a higher RT of correct answers for lateral and non-lateral liquid, and that the slightly moderate degree differed from the moderately severe degree regarding the percentage of correct answers and RT of correct answers. The results also showed a negative correlation between the PCC-R value (which indicates the degree of severity), error percentage and TR of correct answers, and a positive correlation for the percentage of correct answers. Conclusion: There was no difference between the groups with PD and typical children in auditory-perceptual performance in the sonorant class. In the analysis of the RT of correct responses between the groups with PD and typical children, there was a shorter reaction time for lateral liquids. The severe degree had a lower percentage of correct responses and a higher RT of correct responses. There was also a difference between the subclasses for the severe degree and the non-lateral liquid had fewer correct responses. Furthermore, the severe degree had a higher RT for the liquid classes and the degree of severity showed a correlation with the auditory-perceptual performance. Furthermore, the degree of severity of PD, its errors and correct responses and the subclasses of sonorants should be considered both in the phonological evaluation and in the rehabilitation of children with PD.

Descrição

Palavras-chave

Percepção da fala, Percepção auditiva, Distúrbios fonológicos, Fonologia, Speech perception, Auditory perception, Phonological disorder, Phonology

Idioma

Português

Citação

DOMINGUES, Isabella Rodrigues. Desempenho perceptivo-auditivo na classe das sonorantes em crianças com e sem transtorno fonológico: efeito da subclasse e do grau de gravidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Comunicação Humana) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação