Publicação: Formação de professores: uso de jogos e brincadeiras como recursos lúdicos colaborativos ao ensino de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Data
2024-12-02
Orientador
Assis, Alice 
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Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa, foi elaborado e aplicado um curso de Formação Continuada sobre o uso de jogos e brincadeiras em aulas de matemática, direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem sobre a relevância do uso desses recursos no referido curso foi estruturada com o propósito de incitar a pesquisa, o diálogo e a reflexão desses professores a fim de viabilizar que eles utilizem esses recursos de forma planejada em sala de aula. A ideia da proposta desse curso surgiu a partir da percepção da insegurança dos professores desse nível de ensino em utilizarem a brincadeira de jogos de papéis, ao ser apresentada a eles essa possibilidade, em reunião de ATPC, anteriormente à realização deste trabalho. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de viabilizar e investigar a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, especialmente o “jogo de papéis” enquanto recurso lúdico colaborativo ao aprendizado de conteúdos matemáticos, buscando-se responder à seguinte questão de pesquisa: “De que maneira o curso de Formação Continuada, que aborda o uso de atividades que envolvem brincadeiras e jogos no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), pode contribuir para a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e para o uso planejado de tais atividades?”. A constituição dos dados se deu mediante as seguintes etapas: - Diagnóstico inicial; - Apresentação teórica e prática; - Intervenção pedagógica pelo professor da sala (optativa); - Avaliação do curso; - Entrevista. A partir do tratamento dos dados constituídos, emergiram as seguintes categorias: Insegurança profissional/resistência a mudanças; Posição parcialmente definida; Postura reflexivo-crítica. Os resultados mostraram que o curso de Formação Continuada possibilitou reflexões e mudanças na prática pedagógica de alguns professores, bem como incentivou o uso desses recursos lúdicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na brincadeira de “jogo de papéis”. Ainda que esse resultado positivo não tenha atingido a todos os participantes, tal curso se mostrou benéfico aos docentes, considerando-se que a (re)construção identitária é um processo resultante da participação desses professores em outros cursos de formação, que também possam instigar a reflexão e a consequente ruptura relativa à insegurança/resistência a mudanças. Paralelo a essa conclusão, salienta-se a importância de que os cursos de Formação Continuada sejam criteriosamente planejados para o atendimento das reais necessidades dos educadores, respeitando suas particularidades. Assim, defende-se nesta tese a relevância dos cursos de Formação Continuada à formação profissional, contudo, compreende-se que não é apenas um curso que suscitará mudanças e reflexões significativas e imediatas na prática do educador, mas um conjunto de cursos de formação que instiguem o processo reflexivo de seus participantes, pois cada um deles condicionará um elemento importante ao processo de (re)construção da identidade do professor. Nesse contexto, conclui-se que somente a partir da reconstrução da identidade profissional, resultante da participação do professorado em cursos de Formação Continuada estrategicamente planejados para esse fim e acessíveis a essa comunidade, é que novas abordagens pedagógicas poderão verdadeiramente fazer parte do contexto escolar e serem difundidas a todas as modalidades de ensino, desimpregnadas de inseguranças e desconhecimentos.
Resumo (inglês)
In this research, a Continuous Teacher Education course was designed and implemented about the use of games and plays in mathematics classes, aimed at
teachers in the early years of Elementary School. The approach about the relevance of using these resources in the aforementioned course was structured with the purpose of encouraging research, dialogue and reflection among these teachers in order to enable them to use these resources in a planned way in the classroom. The idea for this course proposal arose from the perception of the insecurity of teachers at this level of education in using role-playing games, when this possibility was presented to them, in an ATPC meeting, prior to carrying out this work. Thus, this research was developed with the aim of facilitating and investigating the use of games and plays in the classroom, especially “paper games” as a collaborative playful resource for learning mathematical content, seeking to answer the following research question: “How can the Continuous Education course, which addresses the use of activities involving plays and games in Elementary School (1st to 5th year), contribute to teachers’ reflection about their pedagogical practice and the planned use of such activities?". The data was compiled through the following stages: - Initial diagnosis; - Theoretical and practical presentation; - Pedagogical intervention by the classes teacher (optional); - Evaluation of the course; - Interview. From the treatment of the data, the following categories emerged: professional insecurity/resistance to changes; partially defined position; reflexive-critical posture. The results showed that the Continuous Education course allowed reflections and changes in the pedagogical practice of some teachers, as well as encouraged the use of these playful resources in the early years of elementary school, with emphasis on the play of "paper games". Although this positive result did not reach all participants, such course was beneficial to teachers, considering that the (re)construction of identity is a process resulting from the participation of these teachers in other training courses, that they can also instigate reflection and the consequent rupture regarding insecurity/resistance to change. Parallel to this conclusion, it is important that the Continuous Education courses are carefully planned to meet the real needs of educators, respecting their particularities. Thus, this thesis defends the relevance of the Continuous Teacher Education courses to vocational training, however, it is understood that it is not only a course that will provoke significant and immediate changes and reflections in the practice of the educator, but a set of continuous education courses that instigate the reflective process of its participants, because each one of them will condition an important element to the process of (re)construction of the identity of the teacher. In this context, it is concluded that only from the reconstruction of professional identity, resulting from the participation of teachers in courses of Continuous Education strategically planned for this purpose and accessible to this community, is that new pedagogical approaches can truly be part of the school context and be disseminated
to all modes of education, free from insecurities and unknowns.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
DIAS, Audrey Rodrigues dos Santos. Formação de professores: uso de jogos e brincadeiras como recursos lúdicos colaborativos ao ensino de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alice Assis. 2024. 189 f. Dissertação (Tese de Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.