Logotipo do repositório
 

Publicação:
Identidade e estigma das crianças sem-teto: uma prática pedagógica em História a partir da proposta dialógica

dc.contributor.advisorMarques, Antonio Francisco [UNESP]
dc.contributor.advisorMagnoni, Maria da Graça de Mello [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Eduarda Maria de Souza
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-18T18:44:11Z
dc.date.available2020-04-18T18:44:11Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do método de Paulo Freire na contribuição à formação da identidade social de crianças moradoras de ocupações urbanas ligadas ao Movimento Social de Luta dos Trabalhadores (MSLT) e suas colaborações para minimizar os estigmas sofridos por esses alunos no espaço escolar, bem como analisar os documentos curriculares oficiais para identificar se a estrutura escolar reproduz um núcleo segregador no que diz respeito ao direito ao conhecimento de estudantes ligados aos movimentos sociais. As crianças acampadas enfrentam a discriminação dentro da instituição de ensino, dificultando a construção de sua identidade social, prejudicando a sua permanência na escola e a apropriação dos conteúdos do saber sistematizado. Um currículo universal, aberto ao diálogo com os grupos vulneráveis e suas diversidades, pode permitir as crianças acampadas a incorporação de todo o conhecimento e a herança cultural à qual todos os seres humanos têm direito, superando a segregação e o silenciamento imposto por um modelo educacional que não os reconhecem. A pesquisa caracteriza-se pela pesquisa participante de cunho qualitativo e envolveu o levantamento bibliográfico sobre o tema e a análise documental do currículo Oficial do Estado de São Paulo. A escolha do método contemplou uma ligação direta com o tema pesquisado e com os valores e visão de mundo dos pesquisadores. A temática da pesquisa envolve questões de conflito e interesses econômicos e sociais, que ao adentrarem na escola, por meio de orientações e materiais de ensino, tornam-se instrumentos ideológicos que tomam maior proporção no ambiente vivo que é a sala de aula. Revelou-se o caráter neoliberal do currículo paulista, ajustado aos interesses do mercado, favorecendo a homogeneidade e impossibilitando a reflexão sobre as diversas realidades sociais, econômicas e culturais. O estudo evidenciou que o ocultamento de grupos sociais ligados aos movimentos de ocupação urbana no currículo é intencional. Mostrou que o desenvolvimento de uma prática pedagógica dialógica e libertadora favorece o fortalecimento das identidades sociais e a superação dos estigmas através da articulação entre os conteúdos curriculares, o contexto social, o método e os fins e objetivos da Educação, colaborando para o reconhecimento dos que estão às margens do currículo, para que possamos construir uma escola participativa, democrática e inclusiva.pt
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the contributions of Paulo Freire's method in contributing to the formation of the social identity of children living in urban occupations linked to the Workers' Struggle Social Movement and its collaborations to minimize the stigmas suffered by these students in the school space, as well as to analyze the official curriculum documents to identify whether the school structure reproduces a segregating nucleus regarding students linked to social movements’ rights to knowledge. The camped children face discrimination within the educational institution, making it difficult to build their social identity, impairing their permanence in school and their appropriation of the systematized knowledge content. A universal curriculum that includes and dialogues with vulnerable groups and their diversity can allow children in camps to incorporate all the knowledge and cultural heritage to which all human beings are entitled, overcoming the segregation and the silencing imposed by an educational model that doesn’t recognize them. This research is characterized by a participatory research of qualitative nature and involved a bibliographic survey on the subject and a document analysis of the official curriculum of the State of São Paulo. The choice of this method included a direct link with the researched theme and with the researchers' values and worldview. The research theme involves conflict issues and economic and social interests that, through guidance and teaching materials present inside schools, can become ideological instruments that take on greater proportions in the living environment that is the classroom. The São Paulo curriculum revealed itself as of a neoliberal character, adjusted to market interests, favoring homogeneity and making it impossible to reflect on the various social, economic and cultural realities. This study showed that the concealment of social groups linked to urban occupation movements in the curriculum is intentional. It showed that the development of a dialogical and liberating pedagogical practice favors the strengthening of social identities and the overcoming of stigmas through the articulation between the curricular contents, the social context, the method and the aims and objectives of Education, collaborating for the recognition of those who are on the margins of the curriculum, so that we can build a participatory, democratic and inclusive school.en
dc.identifier.aleph000930093
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes5446515762795697
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192234
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação popularpt
dc.subjectMovimento socialpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectIdentidade socialpt
dc.subjectEstigmapt
dc.subjectSocial identityen
dc.subjectStigmaen
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistory curriculumen
dc.titleIdentidade e estigma das crianças sem-teto: uma prática pedagógica em História a partir da proposta dialógicapt
dc.title.alternativeIdentity and Stigma of homeless children: a pedagogical practice in History based on the dialogical proposalen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5446515762795697
unesp.advisor.lattes9922726706308603[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-3290-0893[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fernandes_ems_me_bauru.pdf
Tamanho:
8.67 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: