Publicação: Elementos de persuasão no discurso religioso: a comunicação por meio do mito
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salzedas, Nelyse Apparecida Melro 

Coorientador
Pós-graduação
Comunicação - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo analisa a função do mito na esfera do discurso religioso, fazendo um corte entre o auditório dos tempos bíblicos e as condições atuais de recepção. Através de breve análise tenta-se mostrar que ocorreram variações específicas no modo de anunciar o sagrado, preservando-se a essência da mensagem. Trata-se de refletir com os comunicadores católicos que tipo de mensagem o auditório espera hoje e como ela deve ser transmitida para atingir a persuasão tanto no sentido de evitar a evasão de fiéis, como de conquistar novos adeptos ou, ainda, de melhorar a qualidade do auditório.
Resumo (português)
This study analyzes the use of mythical religious speech, contrating and comparing the difference between how the biblical message was conveyed verses the conveyance of the same message in modern times. Through a short analysis, it attempts to show speech has been used trough the ages with some variation at times in order to convey the essence of the sacred message. Finally it discusses the expectations of modern people and it suggests an approach to effectively transmit the message to today's society. It also attempts to convey the message in such a way as to improve prospects for attracting better people to the catholic faith.
Descrição
Palavras-chave
Religião - Discursos, ensaios, conferências, Discourse, Orator, Hearer, Persuason, Myth, Rite
Idioma
Português
Como citar
CAMPOS, Pedro Celso. Elementos de persuasão no discurso religioso: a comunicação por meio do mito. 1997. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 1997.