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Publicação:
O professor na cela de aula: atuação docente de língua portuguesa para o ensino nas prisões

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Orientador

Messias, Rozana Aparecida Lopes

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A educação de forma geral no Brasil enfrenta adversidades, particulamente, no que se refere à educação nas prisões, apesar das políticas públicas pensadas e construídas para esse contexto nos é necessário debater algumas questões acerca desse sistema educacional. Por ocorrer em um ambiente singular, repressor, repleto de regras, parece-nos importante a presença de um aporte teórico-metodológico para indicar possibilidades e caminhos para os docentes que enfrentam/enfrentarão as demandas da educação prisional. Assim, nosso objetivo foi identificar e compreender como os docentes de língua portuguesa do sistema prisional, entendem sua prática docente, face as especificidades do espaço. Com o presente trabalho observamos o ensino de Língua Portuguesa no sistema prisional através do trabalho dos docentes que atuam nesse contexto, as demandas por que passa o professor no espaço da prisão e o material utilizado nas aulas. Como forma de aprofundar esse estudo, observamos o material didático de Língua Portuguesa, da área de Linguagens, modalidade EJA, utilizado nas aulas de Português no sistema prisional paulista. Sistematicamente, observamos uma unidade de um capítulo do livro “Mundo do Trabalho” do 8º ano do Ensino Fundamental para uma melhor compreensão do ensino de língua portuguesa nesse contexto. O aporte teórico para análise e desenvolvimento da pesquisa estará baseado em estudos sobre a população carcerária brasileira, documentos que norteiam o ensino nas prisões, discussões sobre a modalidade EJA, o ensino de LP e atuação de professores neste contexto. A pesquisa teve um caráter qualitativo, pautada no estudo de caso e na análise documental. Utilizamos como recursos metodológicos para coleta de dados, a observação das aulas de língua portuguesa, do ambiente prisional/escolar registrados em diários de campo, conversas informais e a distribuição aos docentes de LP de um questionário. Os dados foram coletados entre os meses de agosto/2018 a junho/2019 divididos em três etapas: observação das aulas/atuação docente, observação do material didático e o espaço da escola na prisão. Esperamos através desse trabalho possibilitar uma discussão acerca do trabalho docente nas aulas de Língua Portuguesa do sistema prisional e o impacto dessa docência no processo de ensino/aprendizagem em um contexto tão controverso.

Resumo (inglês)

Education in general in Brazil faces adversities, particularly, the education in prisons. Despites the publics policies designed for this context, it is necessary to debate some questions about this education system. For happening in a singular and repressive environment, full of rules, it is important the presence of a theoretical methodological to support possibilities and ways for the teachers who face the demands of education in prison. Thus, our aim was to identify and understand how Portuguese teachers in prison system comprehend their teaching practice, in front of the space’s specificities. With the current investigation, we observe Portuguese language teaching in the prison system through work of teachers that act in this context, the demands of the teachers in the prison and the didactic material used in classes. As a way to deepen this study, we observed the didactic material of Portuguese Language (modality youth and adult education) used in the classes in prison system of São Paulo. We also analysed a chapter of book “Mundo do Trabalho” of 8º year of the elementary school for a better understanding of Portuguese language teaching in this context. The theoretical contribution to the analysis and development of the research is based on studies about Brazilian prison population, documents that guide the prison education, discussion about the modality youth and adult education, the teaching and acting of Portuguese language teachers in this context. The research has a qualitative character, based in a study case and documental analyse. We use as methodological resources for data collection, the observation of Portuguese language classes, the register of prison environment and the prison school in field journals, informal conversation and a questionnaire sent for the Portuguese teachers. The data were collected between August/2018 and June/2019, in three steps: observations of classes/docent proceeding, observation of didactic material and the school space in prison. We hope through this research to possibility a discussion about the teaching work in the Portuguese language classes in the prison system and the impact of this work in the teaching/learning process in such a controversial context.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de jovens e adultos - EJA, Língua portuguesa, Sistema prisional, Material didático, Formação docente, Youth and adult education, Portuguese language, Prison system, Didactic material, Teacher training

Idioma

Português

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