Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cartografia tátil: elaboração de material didático para portadores de deficiência visual

dc.contributor.authorVentorini, Sílvia Elena [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:42Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:42Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Em agosto de 2000 através de discussão com a diretora e professores da EMIEE –“José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais - Araras – SP, constatou-se a dificuldade encontrada, por esta escola, para ter acesso a material didático tátil de Geografia e Cartografia que atendesse as necessidades dos alunos portadores de deficiência visual. Objetivos: desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. Métodos: pesquisou-se materiais de baixo custo (sucata) e de diferentes texturas que pudessem ser utilizados na confecção dos conjuntos, sem agredir a sensibilidade tátil e/ou proporcionar sensações desagradáveis, aos alunos deficientes visuais, ao manipularem os conjuntos. Depois, foram realizadas aulas práticas para avaliar a qualidade dos conjuntos gerados. Resultados: o material didático tátil gerado é composto por Cartas Táteis: Planisfério Físico, Mapa do Brasil, Mapa da América do Sul, Mapa da Divisão Política Portuguesa no Brasil, Mapas das salas de aulas da escola especial e Maquetes: do relevo do município de Araras, orientação pelo Sol, da cidade de Araras, destacando alguns pontos importantes em torno da escola especial e das salas de aulas freqüentadas pelos alunos deficientes visuais. Os conjuntos desenvolvidos são coloridos e possuem informações em escrita convencional e Braille, podendo assim, serem utilizados em aulas práticas realizadas com alunos deficientes visuais, com visão subnormal e com visão normal. Estas características estimularam os alunos portadores de deficiência visual a explorarem os conjuntos gerados, o que contribuiu, significativamente, para a ampliação dos conhecimentos, destes alunos, sobre seu espaço cotidiano, bem como, para uma melhor integração com seus colegas de classe com visão normal. Os resultados obtidos, os objetivos, a metodologia de construção e aplicação dos conjuntos, foram divulgados através de um Curso de Extensão para 30 (trinta) professores do Ensino Fundamental e Médio. Este curso auxiliou na atualização de professores da Rede Pública que trabalham ou possam vir a trabalhar com deficientes visuais, destacando a importância da Cartografia Tátil e contribuindo com a nova resolução que regulamentou em agosto de 2001 a Lei de Diretrizes para Educação Especial, na qual salienta-se que, a partir do ano de 2002, todas as escolas do País deveriam estar adaptadas a receber cerca de 6 (seis) milhões de alunos com necessidades especiais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Rio Claro, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Rio Claro, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ16.htm
dc.identifier.lattes8745379102017462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148335
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleCartografia tátil: elaboração de material didático para portadores de deficiência visualpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8745379102017462
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentPlanejamento Territorial e Geoprocessamento - IGCEpt

Arquivos