Publicação: Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública.
Descrição
Palavras-chave
Formação continuada, Escola pública, Gestão democrática
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-5486