Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente

dc.contributor.authorLima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Andréia Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorPerboni, Fabio [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent5474-5486
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-5486
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes9057705430758200
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141757
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEscola públicapt
dc.subjectGestão democráticapt
dc.titleFormação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudentept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057705430758200
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf
Tamanho:
527.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format