Publicação: Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
dc.contributor.author | Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] | |
dc.contributor.author | Militão, Andréia Nunes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Perboni, Fabio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 5474-5486 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-5486 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 9057705430758200 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141757 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Escola pública | pt |
dc.subject | Gestão democrática | pt |
dc.title | Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9057705430758200 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf
- Tamanho:
- 527.61 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format