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Publicação:
Teoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática

dc.contributor.advisorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorSouto, Daise Lago Pereira [UNESP]
dc.contributor.coadvisorSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-03-26T11:37:15Z
dc.date.available2025-03-26T11:37:15Z
dc.date.issued2025-01-31
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática podem ser transformados com a participação de Tecnologias Digitais, em particular com Inteligências Artificiais, como o ChatGPT - chat generative pre-trained transformer, sob as lentes da Teoria da Atividade, em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias. A pesquisa foi bibliográfica, tendo como fonte de produção de dados: o portal de teses e dissertações da Capes; a biblioteca digital brasileira de teses e dissertações; os anais dos dois maiores eventos brasileiros em Educação Matemática – SIPEM e ENEM; livros e artigos em periódicos qualificados. Para a seleção e análise dos dados foram utilizados os seguintes procedimentos: a) Identificação, localização e obtenção de documentos (teses, dissertações, livros, capítulos, entre outros) relacionados ao tema desta pesquisa; b) elaboração de esquema provisório com temas, subtemas e um rol de descritores; c) definição de critérios de inclusão e exclusão dos documentos que irão compor a pesquisa; d) construção critérios para definição dos dados que deverão compor o corpus da pesquisa; e) seleção dos textos que irão compor o corpus da pesquisa e leitura em arquivos digitais com redação de memorandos com as impressões que podem convergir para os objetivos da pesquisa; f) agrupamento dos arquivos que possuem convergências e refinamento do esquema provisório; g) aprofundamento e ampliação da busca por pesquisas cientificas, estudos, teorizações sobre os temas e subtemas; h) análise e interpretação final dos documentos selecionados; i) elaboração e proposição de problemas para o ensino da matemática com Inteligências Artificiais, especialmente com o ChatGPT. Como fundamentos teóricos, serão adotados a Teoria da Atividade em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias visto como um sistema de atividade. Os dados analisados indicaram que o uso de Inteligências Artificiais Generativas na Educação Matemática ainda é incipiente. As escassas publicações brasileiras e internacionais ainda são em nível de relatos de experiências e discussão de impressões preliminares.pt
dc.identifier.lattes5081235663667172
dc.identifier.orcid0000-0001-6832-6099
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/295824
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMatemática Estudo e ensinopt
dc.subjectInteligência artificialpt
dc.subjectTeoria da Atividadept
dc.subjectTecnologias digitaispt
dc.titleTeoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática
dc.title.alternativeActivity Theory, the humans-with-media construct, and artificial intelligence: contributions to the teaching and learning of mathematicsen
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicatione5901f77-443c-4453-b854-77ade10f6792
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye5901f77-443c-4453-b854-77ade10f6792
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept

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