Publicação: Teoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática
dc.contributor.advisor | Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souto, Daise Lago Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.coadvisor | Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T11:37:15Z | |
dc.date.available | 2025-03-26T11:37:15Z | |
dc.date.issued | 2025-01-31 | |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática podem ser transformados com a participação de Tecnologias Digitais, em particular com Inteligências Artificiais, como o ChatGPT - chat generative pre-trained transformer, sob as lentes da Teoria da Atividade, em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias. A pesquisa foi bibliográfica, tendo como fonte de produção de dados: o portal de teses e dissertações da Capes; a biblioteca digital brasileira de teses e dissertações; os anais dos dois maiores eventos brasileiros em Educação Matemática – SIPEM e ENEM; livros e artigos em periódicos qualificados. Para a seleção e análise dos dados foram utilizados os seguintes procedimentos: a) Identificação, localização e obtenção de documentos (teses, dissertações, livros, capítulos, entre outros) relacionados ao tema desta pesquisa; b) elaboração de esquema provisório com temas, subtemas e um rol de descritores; c) definição de critérios de inclusão e exclusão dos documentos que irão compor a pesquisa; d) construção critérios para definição dos dados que deverão compor o corpus da pesquisa; e) seleção dos textos que irão compor o corpus da pesquisa e leitura em arquivos digitais com redação de memorandos com as impressões que podem convergir para os objetivos da pesquisa; f) agrupamento dos arquivos que possuem convergências e refinamento do esquema provisório; g) aprofundamento e ampliação da busca por pesquisas cientificas, estudos, teorizações sobre os temas e subtemas; h) análise e interpretação final dos documentos selecionados; i) elaboração e proposição de problemas para o ensino da matemática com Inteligências Artificiais, especialmente com o ChatGPT. Como fundamentos teóricos, serão adotados a Teoria da Atividade em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias visto como um sistema de atividade. Os dados analisados indicaram que o uso de Inteligências Artificiais Generativas na Educação Matemática ainda é incipiente. As escassas publicações brasileiras e internacionais ainda são em nível de relatos de experiências e discussão de impressões preliminares. | pt |
dc.identifier.lattes | 5081235663667172 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-6832-6099 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/295824 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Matemática Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Inteligência artificial | pt |
dc.subject | Teoria da Atividade | pt |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt |
dc.title | Teoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática | |
dc.title.alternative | Activity Theory, the humans-with-media construct, and artificial intelligence: contributions to the teaching and learning of mathematics | en |
dc.type | Relatório de pós-doc | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | e5901f77-443c-4453-b854-77ade10f6792 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e5901f77-443c-4453-b854-77ade10f6792 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- souto_dlp_relatorioposdoc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 282.68 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: