Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Borba, Marcelo de Carvalho

Coorientador

Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática podem ser transformados com a participação de Tecnologias Digitais, em particular com Inteligências Artificiais, como o ChatGPT - chat generative pre-trained transformer, sob as lentes da Teoria da Atividade, em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias. A pesquisa foi bibliográfica, tendo como fonte de produção de dados: o portal de teses e dissertações da Capes; a biblioteca digital brasileira de teses e dissertações; os anais dos dois maiores eventos brasileiros em Educação Matemática – SIPEM e ENEM; livros e artigos em periódicos qualificados. Para a seleção e análise dos dados foram utilizados os seguintes procedimentos: a) Identificação, localização e obtenção de documentos (teses, dissertações, livros, capítulos, entre outros) relacionados ao tema desta pesquisa; b) elaboração de esquema provisório com temas, subtemas e um rol de descritores; c) definição de critérios de inclusão e exclusão dos documentos que irão compor a pesquisa; d) construção critérios para definição dos dados que deverão compor o corpus da pesquisa; e) seleção dos textos que irão compor o corpus da pesquisa e leitura em arquivos digitais com redação de memorandos com as impressões que podem convergir para os objetivos da pesquisa; f) agrupamento dos arquivos que possuem convergências e refinamento do esquema provisório; g) aprofundamento e ampliação da busca por pesquisas cientificas, estudos, teorizações sobre os temas e subtemas; h) análise e interpretação final dos documentos selecionados; i) elaboração e proposição de problemas para o ensino da matemática com Inteligências Artificiais, especialmente com o ChatGPT. Como fundamentos teóricos, serão adotados a Teoria da Atividade em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias visto como um sistema de atividade. Os dados analisados indicaram que o uso de Inteligências Artificiais Generativas na Educação Matemática ainda é incipiente. As escassas publicações brasileiras e internacionais ainda são em nível de relatos de experiências e discussão de impressões preliminares.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Aprendizagem, Matemática Estudo e ensino, Inteligência artificial, Teoria da Atividade, Tecnologias digitais

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação