Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise do processo de formação como mediadora entre o público e a arte

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão [UNESP]
dc.contributor.authorSleiman, Danielle [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:10:43Z
dc.date.available2016-06-07T17:10:43Z
dc.date.issued2015-12-01
dc.description.abstractThe proposed work is located in education field in exhibition spaces of art and seeks to analyze a process of formation as a mediator focusing on the public's relationship with art, taking into account the fact that often the general public does not dominate the codes of this area, being incumbent upon mediator introduce them. One of the main points to be analyzed is the impact that can be generated by the contact of the visitor with the mediator in the exhibition space, considering a spectrum of possibilities, where at one end focuses the belonging and in the other the symbolic violence. In this direction this research aims to build a relationship of emancipation and autonomy of both, the educator and the visitor. It is known that the concept of public is a generalization, therefore, the analysis of the mediation process, are having as support the experiences lived by the mediator, especially, in the relationship with the lay public. The locations of the experiences lived, were the SESC Pompéia and the Pavilion of the Bienal of São Paulo, different places, but both with the potential to generate reception and / or distances, shot through space (architecture), bodies, codes, accesses, works of art, repertoires, expographic and especially through the mobilization of educator front of all these issues. The cutting of the research covers the experience of the educator (as an intern and professional) in six exhibitions, in these two spaces, between the years 2010 to 2015.en
dc.description.abstractO trabalho proposto se situa no âmbito da educação em espaços expositivos de arte e busca analisar um processo de formação como mediadora com foco na relação do público com a arte, levando em consideração o fato de que muitas vezes o público leigo não domina os códigos desse espaço, cabendo ao mediador apresentá-los. Um dos pontos principais a ser analisado é o impacto que pode ser gerado pelo contato do visitante com o mediador no espaço expositivo, dentro de um espectro de possibilidades, no qual em uma ponta concentra-se o pertencimento e na outra a violência simbólica. Nesta direção, buscou-se construir uma relação de emancipação e autonomia tanto do educador quanto do visitante. Sabe-se que o conceito de público é uma generalização, portanto, as análises sobre os processos de mediação, estão tendo como suporte as experiências vivenciadas pela mediadora na relação, especialmente, com o público leigo. Os locais das experiências vivenciadas foram o SESC Pompéia e o Pavilhão da Bienal de São Paulo, lugares distintos, mas ambos com potencialidades para gerar acolhimentos e/ou distanciamentos, disparados através do espaço (arquitetura), dos corpos, dos códigos, dos acessos, das obras de arte, dos repertórios, da expografia e principalmente através da mobilização do educador diante de todos estes fatores. O recorte da pesquisa abrange a experiência da educadora (como estagiária e profissional) em seis exposições, nesses dois espaços, entre os anos de 2010 até 2015.pt
dc.identifier.aleph000864596
dc.identifier.citationSLEIMAN, Danielle. Análise do processo de formação como mediadora entre o público e a arte. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes., 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-11/000864596.pdf
dc.identifier.lattes9150659098334633
dc.identifier.orcid0000-0002-9761-8135
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMuseus - Aspectos educacionaispt
dc.subjectArte - Apreciaçãopt
dc.subjectArte - Exposiçõespt
dc.subjectMuseums - Educational aspectspt
dc.titleAnálise do processo de formação como mediadora entre o público e a artept
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9150659098334633
unesp.advisor.orcid0000-0002-9761-8135
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArtes Visuais - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000864596.pdf
Tamanho:
2.26 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format