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Publicação:
O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner

dc.contributor.advisorLima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
dc.contributor.authorPequini, Alexandre Trajano [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:37Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:37Z
dc.date.issued2008-08-26
dc.description.abstractA pesquisa de caráter exploratório, de cunho teórico desenvolvida pelo mestrando, demonstrou em linhas gerais o sentido que H. Gardner conferiu à educação artística. Apesar da dissertação não ter cumprido o seu objetivo primeiro de avaliar a possível relevância da teoria das IM nos processos de ensino aprendizagem musical, a pesquisa demonstrou na fundamentação teórica, que o autor projetou para os pesquisadores em arte, a tarefa de promover um estudo pormenorizado da cognição artístistica e o desenvolvimento de uma psicologia das artes, a partir da comprensão dos símbolos artísticos e de como o indivíduo pensa a arte. Ele vê a arte como uma das possibilidades de comunicação do homem com o mundo, portanto deve ter no ensino, a mesma importância das demais áreas do conhecimento humano. Para ele as artes se formam a partir de imagens sensoriais, elas são apreendidade pelo intelecto, mas também provocam respostas afetivas e se preocupam com a qualidade do sentimento. Daí a importância no seu aprendizado. Elas fazem aflorar estágios psíquicos e cognitivos ideais para o aprimoramento humano. A partir de uma estrutura que envolve os organismos de fazer, perceber e sentir, Gardner demonstra como os indivíduos se envolvem nas artes e como eles se desenvolvem psiquicamente a partir desta estrutura. Trabalhando numa visão sistêmica, o autor projeta para a educação artística a perspectiva de modular de um modo eficaz os valores da cultura; os meios disponíveis para a educação nas artes e sua avaliação; e os perfis individuais e de desenvolvimento dos estudantes que serão ensinados. A dissertação de mestrado contou com uma Introdução que narra o projeto inicial, o capítulo I que retratou a teoria das IM de Gardner e a fundamentação teórica utilizada para consolidar sua teoria. O Capítulo II descreve a...pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.format.extent111 f. : il.
dc.identifier.aleph000569386
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.citationPEQUINI, Alexandre Trajano. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
dc.identifier.filepequini_at_me_ia_prot.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90366
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGardner, Howardpt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectCognição artístisticapt
dc.subjectArts educationen
dc.titleO sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardnerpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaEducação musicalpt
unesp.researchAreaAbordagens históricas, estéticas e educacionais do processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musicalpt

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