Logotipo do repositório
 

Publicação:
Perfil dos consumidores de produtos de origem animal no Brasil e sua percepção sobre impacto ambiental, bem-estar animal, qualidade e saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha

Coorientador

Pós-graduação

Medicina Veterinária - FMVZ 33004064022P3

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Os hábitos alimentares e o consumo de produtos são determinados pela economia, cultura, perfil socioeconômico, modismo e elementos de natureza social. Conhecer esses fatores e entender a preferência dos consumidores sobre os produtos de origem animal e sua percepção sobre impacto ambiental, bem-estar, qualidade e saúde é fundamental para entender, ampliar e auxiliar a cadeia produtiva, porém, há poucas pesquisas nesse âmbito que envolva todo o território brasileiro. Portanto, o objetivo do estudo é identificar o perfil dos consumidores brasileiros em relação ao consumo de carnes de diferentes espécies animais. Assim como avaliar o conhecimento da população quanto a cadeia produtiva animal e a sua percepção em relação ao impacto ambiental e o bem-estar animal na produção de alimentos e produtos. Além de verificar a percepção sobre a geração de produtos de qualidade e benéficos para a saúde Humana. Para realizar a pesquisa foram estudados 1.039 consumidores de todas as regiões do Brasil por meio de questionário on-line utilizando o sistema Google Docs. As questões foram de múltipla escolha e discursiva e os assuntos foram agrupados em cinco seções, sendo: termo de consentimento livre e esclarecido; perfil dos consumidores; consumo de carnes; produtos de origem animal e sustentabilidade na pecuária; alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares. As principais conclusões foi que a carne mais consumida pelos participantes foi a de aves (98.6%), seguida da bovina (98.3%) e de peixe (97.8%). Houve diferença (p≤0.05) entre os gêneros em relação ao consumo de carne, onde os homens consomem mais carne bubalina, caprina, ovina, suína e orgânica, e as mulheres consomem mais análogos à carne. O gênero também influenciou a importância dos atributos avaliados no momento da compra, pois a textura, a aparência, a cor, certificado de sustentabilidade e de bem-estar animal são características mais (p≤0.05) importantes para as mulheres. Por fim, houve diferença (p≤0.05) entre as regiões para o consumo: a região Norte consome mais carne bubalina, a região Nordeste e Centro-Oeste consome mais carne caprina e a região Sul é a maior consumidora de carne ovina e suína.

Resumo (inglês)

Eating habits and product consumption are determined by the economy, culture, socioeconomic profile, fads and elements of a social nature. Knowing these factors and understanding consumer preferences for products of animal origin and their perception of environmental impact, well-being, quality and health is fundamental to understanding, expanding and helping the production chain, however, there is little research in this area that involves the entire Brazilian territory. Therefore, the objective of the study is to identify the profile of Brazilian consumers in relation to the consumption of meat from different animal species. As well as assessing the population's knowledge of the animal production chain and their perception of the environmental impact and animal welfare in the production of food and products. In addition to verifying the perception of the generation of quality products that are beneficial to human health. To carry out the research, 1.039 consumers from all regions of Brazil were studied through an online questionnaire using the Google Docs system. The questions were multiple choice and discursive and the subjects were grouped into five sections, namely: free and informed consent form; consumer profile; meat consumption; animal products and sustainability in livestock; healthy eating and changes in eating habits. The main conclusions were that the meat most consumed by the participants was poultry (98.6%), followed by beef (98.3%) and fish (97.8%). There was a difference (p≤0.05) between genders in relation to meat consumption, where men consume more buffalo, goat, lamb, pork and organic meat, and women consume more plant-based meat analogues. Gender also influenced the importance of attributes evaluated at the time of purchase, as texture, appearance, color, sustainability and animal welfare certificate are the most important (p≤0.05) characteristics for women. Finally, there was a difference (p≤0.05) between the regions for consumption: the North region consumes more buffalo meat, the Northeast and Midwest regions consume more goat meat and the South region is the largest consumer of lamb and pork meat.

Descrição

Palavras-chave

Consumidor, Marketing, Preferência, Produtos orgânicos, Sustentabilidade, Consumer, Preference, Organic products, Sustainability

Idioma

Português

Como citar

ENNES, M. F. F. Perfil dos consumidores de produtos de origem animal no Brasil e sua percepção sobre impacto ambiental, bem-estar animal, qualidade e saúde. 2023. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação