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Publicação:
A figurativização do Amor em A Paixão Medida, de Carlos Drummond de Andrade

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Data

Orientador

Borsato, Fabiane Renata

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Letras - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este trabalho objetivou analisar poemas de temática amorosa da obra A Paixão Medida, de Carlos Drummond de Andrade. Foram estudadas, com base em livros de Antonio Candido, Alfredo Bosi, Roman Jakobson, Blair e Octavio Paz, as figuras empregadas por Drummond para a construção dos sentidos amorosos expressos em seus poemas. A Paixão Medida é um livro que apresenta variedade formal, sendo nela encontrados poemas em prosa, sonetos e outras formas poéticas livres, além de temática variada e título paradoxal, é de interesse da pesquisa compreender aspectos e procedimentos poéticos dessa obra complexa de Drummond. O corpus para análise é composto por sete (7) poemas: ―A Paixão Medida‖; ―A Festa no Mangue‖; ―Confronto‖; ―Declaração de amor‖; ―Nascer de Novo‖; ―O nome‖; ―História, Coração, Linguagem‖. Esses poemas foram selecionados porque tematizam o amor de maneira explícita ou implícita, sendo este o tema focado no trabalho. A leitura da poesia de Drummond revelou vários tipos de amor e abordagens diversas, sendo que o trabalho aqui apresentado buscou compreender os sentidos e as formas expressivas que o tema amor adquire na poética drummondiana, especificamente em A Paixão Medida

Descrição

Palavras-chave

Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 A Paixão Medida, Literatura brasileira, Critica, Amor, Brazilian literature

Idioma

Português

Como citar

TAVELA, Lysllaynne Pryscylla. A figurativização do Amor em A Paixão Medida, de Carlos Drummond de Andrade. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.

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