Logotipo do repositório
 

Publicação:
Habilidades funcionais de crianças atendidas na intervenção precoce

dc.contributor.authorBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Raissa Fernanda Martinez dos [UNESP]
dc.contributor.authorJosé, Larissa Coelho Paez [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Michelle Zampar [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:35:34Z
dc.date.available2016-08-04T13:35:34Z
dc.date.issued2015-09-04
dc.description.abstractEarly intervention, increase the chances of preventing and minimizing the installation of postural pattern and abnormal movement. Because is in period, first years of life, greatest plasticity of the brain. This study aimed to analyze the functional abilities of children enrolled in early intervention service Center Education and Health Studies. Participants were 80 caregivers of children 0-5 years old with developmental delay in period 2008 until 2015. Data collection was conducted through interviews with caregivers by the questionnaire Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) translated and adapted to Portuguese. The predominance of attendance in early stimulation program for children with diagnosis of cerebral palsy, down syndrome and developmental delay with most aged 7-30 months were verified. For domains of functional skills, this had greater relevance to social function. It is noteworthy, therefore, the importance of early intervention in the development of functional skills through incentives offered by various service areas aimed at independence in activities of daily living. We conclude that early stimulation program contribute in the fields of functional abilities significantly to children in early childhood.en
dc.description.abstractA intervenção precoce, aumenta as chances de prevenir e minimizar a instalação de padrões posturais e movimentos anormais. Considera-se os primeiros anos de vida como o período de maior plasticidade do cérebro. Esse estudo teve por objetivo analisar as habilidades funcionais de crianças atendidas no serviço de intervenção precoce do Centro de Estudos da Educação e Saúde (CEES). Participaram do estudo 80 cuidadores de crianças de 0 a 5 anos de idade com atraso no desenvolvimento no período de 2008 até 2015. A coleta foi realizada por meio de entrevista aos cuidadores pelo questionário Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) traduzido e adaptado ao português. Foi verificada a predominância de atendimentos no programa de estimulação precoce de crianças com diagnósticos de paralisia cerebral, síndrome de down e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com maioria na faixa etária de 7 a 30 meses. Destaca-se, a importância da estimulação precoce no desenvolvimento das habilidades funcionais por meio de estímulos oferecidos pelas mais diversas áreas de atendimento visando à independência nas atividades de vida diária. Conclui-se que o programa de estimulação precoce contribui para a aquisição de habilidades funcionais de forma significativa para crianças na primeira infância.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-7
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/655
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-07-braccialli.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes5197619968036480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142495
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEarly interventionen
dc.subjectKiden
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectIntervenção precocept
dc.subjectCriançapt
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt
dc.titleHabilidades funcionais de crianças atendidas na intervenção precocept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5197619968036480
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-07-braccialli.pdf
Tamanho:
435.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format