Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ciência-tecnologia-sociedade em discursos da estrutura curricular e de docentes de uma licenciatura em física

dc.contributor.authorOliveira, Esteves Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Maria Consuelo Alves
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
dc.date.accessioned2022-10-10T13:56:17Z
dc.date.available2022-10-10T13:56:17Z
dc.date.issued2022-06-03
dc.description.abstractThis study analyzes possible mobilizations of the Physics degree course at the Universidade Federal do Amazonas (UFAM), in Brazil, to insert discussions about science and technology in the initial teacher education process. The research corpus is made up of disciplines and speeches of the institution’s professors. The analysis is based on assumptions of the science-technology-society approach and on the principles of French discourse analysis. It was found that the disciplines analyzed have favorable spaces for the discussion of science and technology, although there is no specific direction. The answers to the questionnaire applied reinforce the understanding of the need for student training that includes these approaches to help future teachers, when in the profession, to contribute with knowledge with which citizens can position themselves about science and technology and in society decisions.en
dc.description.abstractEste estudio analiza las posibles movilizaciones de la carrera de Profesorado en Física de la Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para insertar discusiones acerca de la ciencia y tecnología en el proceso de formación inicial docente. El corpus de investigación está compuesto por programas de las asignaturas y discursos de los profesores de la institución UFAM. El análisis se basa en supuestos del enfoque ciencia-tecnología-sociedad y en los principios del Análisis del Discurso francés. Se constató que las disciplinas analizadas cuentan con espacios favorables para la discusión de ciencia y tecnología, aunque no hay una dirección específica. Las respuestas al cuestionario aplicado refuerzan la comprensión de la necesidad de formación de los estudiantes que incluya estos enfoques para ayudar a los futuros docentes, cuando estén en el ejercicio de la profesión, a aportar conocimientos con los que los ciudadanos puedan posicionarse sobre la ciencia y la tecnología y en las decisiones de la sociedad.es
dc.description.abstractEste estudo analisa possíveis mobilizações do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas para inserir discussões sobre a ciência e a tecnologia no processo de formação inicial do professor. O corpus da pesquisa é constituído de ementas de disciplinas e de discursos de docentes da Instituição. A análise se fundamenta em pressupostos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade e em princípios da análise de discurso francesa. Constatou-se que as disciplinas analisadas dispõem de espaços propícios para a discussão sobre a ciência e a tecnologia, embora não exista um direcionamento específico. As respostas ao questionário aplicado reforçam o entendimento sobre a necessidade de uma formação discente que contemple essas abordagens para auxiliar o futuro docente, quando no exercício da profissão, a contribuir com conhecimentos com os quais o cidadão possa se posicionar sobre a ciência e a tecnologia e em decisões da sociedade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Maranhão, Departamento de Física
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipProcad-AM
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA): 88881.199848/2018-0
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88881.199848/2018-0
dc.description.sponsorshipIdProcad-AM: 88881.199848/2018-0
dc.format.extent00076/20
dc.identifierhttps://www.scielo.br/j/rarv/a/kQ36mhvWfZF4gTSGM5f6kXc/?lang=en
dc.identifier.aleph00076/20
dc.identifier.capes-
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 24, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172021240113
dc.identifier.issn0100-6762
dc.identifier.scieloS1983-21172022000100309
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236938
dc.language.isopor
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.sourceScielo
dc.subjectCiência e tecnologiapt
dc.subjectAnálise de discursopt
dc.subjectScience and technologyen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleCiência-tecnologia-sociedade em discursos da estrutura curricular e de docentes de uma licenciatura em físicapt
dc.title.alternativeScience-technology-society in discourses of curriculum structure and professors in a degree course in physicsen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-3100-3186[1]
unesp.author.orcid0000-0002-2514-9069[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campospt

Arquivos