Logotipo do repositório
 

Publicação:
Licenciandos em ciências biológicas e as metodologias ativas: investigando significações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Campos, Luciana Maria Lunardi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O cenário atual é de expansão e defesa das Metodologias Ativas na prática pedagógica. Esta expansão tem reflexos na formação de professores e pode ser compreendido, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), como um elemento contribuinte para a articulação entre a formação inicial de professores e propósitos neoliberais. Durante a formação inicial, os licenciandos possuem a oportunidade de aprender sobre a docência e as teorias pedagógicas que fundamentarão sua práxis. Este estudo analisou as significações de licenciandos/as em Ciências Biológicas em relação às “Metodologias ativas”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os participantes foram estudantes do último ano de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário e um Grupo Focal. Para a análise, utilizou-se o método de Núcleo de Significações, que possibilita apreender sentidos e significados constituídos pelo sujeito. Os resultados indicam que os/as licenciandos/as conhecem as Metodologias Ativas como diferentes das tradicionais, onde o aluno constrói seu conhecimento e o professor é um facilitador do processo de aprendizagem. Significações que indicaram vantagens das Metodologias Ativas relacionam-se com o desenvolvimento da criticidade, entretanto, a formação crítica não é identificada como característica das Metodologias Ativas, pois são fundamentadas em teorias que possuem interesses com a adaptação dos estudantes na sociedade. Já com relação às desvantagens, os/as licenciandos compreendem que o aluno autônomo pode aprender conceitos errados, destacando a importância do professor e a dificuldade em motivar o aluno a participar. Considera-se preocupante a escolha de metodologias com critério na motivação dos estudantes, pois a relação forma-conteúdo-destinatário deve ser pautada pela socialização do saber. Também foram investigados os motivos dos/as participantes para escolherem as metodologias, e percebe-se que essa escolha se relaciona a condições já existentes. Entretanto, compreende-se que isso pode se atrelar à concepção de prática como imitação de modelo e baseados na observação. Significações trazidas durante o Grupo Focal sugerem que o desenvolvimento das Metodologias Ativas resulta no esvaziamento do papel do professor. A partir da PHC, o professor tem um papel essencial no processo de aprendizagem, de transformar o saber objetivo em saber escolar, sistematizar o conhecimento e utilizar das estratégias didáticas para garantir a apropriação do conhecimento. Foi mencionada a importância da formação inicial de professores, e entende-se que a esta deve possibilitar que o/a licenciando/a conheçam sobre a sociedade e tenham domínio de seu surgimento e desenvolvimento. Os/as licenciandos/as também compreendem que em uma sociedade de mudanças os alunos precisam ser preparados para aprender a aprender, entretanto, compreende-se que o discurso se refere diretamente ao ritmo dinâmico da sociedade capitalista. Com isso, é possível concluir que apesar dos/das licenciandos/as compreenderem a importância dos fundamentos teóricos das metodologias e olharem de maneira crítica para a desvalorização do professor e a ausência da criticidade, as significações que atribuem às Metodologias Ativas relacionam-se ao desenvolvimento de autonomia e boas relações interpessoais dentro da sala de aula, além de se tratarem de uma alternativa ao método tradicional de ensino.

Resumo (inglês)

The current scenario is one of expansion and defense of Active Methodologies in pedagogical practice. This expansion has repercussions on teacher training and can be understood, based on Historical-Critical Pedagogy (PHC), as a contributing element to the articulation between initial teacher training and neoliberal purposes. During initial training, undergraduates have the opportunity to learn about teaching and the pedagogical theories that will underlie their practice. This study analyzed the meanings of undergraduates in Biological Sciences in relation to “Active Methodologies”. This is a qualitative research and the participants were students in the last year of their degree in Biological Sciences. For data collection, a questionnaire and a focus group were used. For the analysis, the Meaning Nucleus method was used, which makes it possible to apprehend senses and meanings constituted by the subject. The results indicate that the undergraduates know the Active Methodologies as different from the traditional ones, where the student builds his knowledge and the teacher is a facilitator of the learning process. Meanings that indicated advantages of Active Methodologies are related to the development of criticality, however, critical training is not identified as a characteristic of Active Methodologies, as they are based on theories that have interests with the adaptation of students in society. Regarding the disadvantages, the undergraduates understand that the autonomous student can learn wrong concepts, highlighting the importance of the teacher and the difficulty in motivating the student to participate. It is considered worrying the choice of methodologies with criterion in the motivation of the students, because the form-content-recipient relationship must be guided by the socialization of knowledge. The participants' motives for choosing the methodologies were also investigated, and it was noticed that this choice is related to existing conditions. However, it is understood that this can be linked to the conception of practice as model imitation and based on observation. Meanings brought during the Focus Group suggest that the development of Active Methodologies results in the emptying of the teacher's role. From the PHC, the teacher plays an essential role in the learning process, transforming objective knowledge into school knowledge, systematizing knowledge and using didactic strategies to ensure the appropriation of knowledge. The importance of initial teacher training was mentioned, and it is understood that this should enable the student to get to know society and master its emergence and development. The undergraduates also understand that in a changing society, students need to be prepared to learn how to learn, however, it is understood that the speech refers directly to the dynamic rhythm of capitalist society. With this, it is possible to conclude that although the undergraduates understand the importance of the theoretical foundations of the methodologies and look critically at the devaluation of the teacher and the absence of criticality, the meanings that they attribute to the Active Methodologies are related to the development of autonomy and good interpersonal relationships within the classroom, in addition to being an alternative to the traditional teaching method.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Metodologias de ensino, Significados e sentidos, Pedagogia histórico-crítica, Teacher training, Teaching methodologies, Meanings and senses, Historical-critical pedagogy

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação