Publicação: Licenciandos em ciências biológicas e as metodologias ativas: investigando significações
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Campos, Luciana Maria Lunardi 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O cenário atual é de expansão e defesa das Metodologias Ativas na prática pedagógica. Esta expansão tem reflexos na formação de professores e pode ser compreendido, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), como um elemento contribuinte para a articulação entre a formação inicial de professores e propósitos neoliberais. Durante a formação inicial, os licenciandos possuem a oportunidade de aprender sobre a docência e as teorias pedagógicas que fundamentarão sua práxis. Este estudo analisou as significações de licenciandos/as em Ciências Biológicas em relação às “Metodologias ativas”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os participantes foram estudantes do último ano de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário e um Grupo Focal. Para a análise, utilizou-se o método de Núcleo de Significações, que possibilita apreender sentidos e significados constituídos pelo sujeito. Os resultados indicam que os/as licenciandos/as conhecem as Metodologias Ativas como diferentes das tradicionais, onde o aluno constrói seu conhecimento e o professor é um facilitador do processo de aprendizagem. Significações que indicaram vantagens das Metodologias Ativas relacionam-se com o desenvolvimento da criticidade, entretanto, a formação crítica não é identificada como característica das Metodologias Ativas, pois são fundamentadas em teorias que possuem interesses com a adaptação dos estudantes na sociedade. Já com relação às desvantagens, os/as licenciandos compreendem que o aluno autônomo pode aprender conceitos errados, destacando a importância do professor e a dificuldade em motivar o aluno a participar. Considera-se preocupante a escolha de metodologias com critério na motivação dos estudantes, pois a relação forma-conteúdo-destinatário deve ser pautada pela socialização do saber. Também foram investigados os motivos dos/as participantes para escolherem as metodologias, e percebe-se que essa escolha se relaciona a condições já existentes. Entretanto, compreende-se que isso pode se atrelar à concepção de prática como imitação de modelo e baseados na observação. Significações trazidas durante o Grupo Focal sugerem que o desenvolvimento das Metodologias Ativas resulta no esvaziamento do papel do professor. A partir da PHC, o professor tem um papel essencial no processo de aprendizagem, de transformar o saber objetivo em saber escolar, sistematizar o conhecimento e utilizar das estratégias didáticas para garantir a apropriação do conhecimento. Foi mencionada a importância da formação inicial de professores, e entende-se que a esta deve possibilitar que o/a licenciando/a conheçam sobre a sociedade e tenham domínio de seu surgimento e desenvolvimento. Os/as licenciandos/as também compreendem que em uma sociedade de mudanças os alunos precisam ser preparados para aprender a aprender, entretanto, compreende-se que o discurso se refere diretamente ao ritmo dinâmico da sociedade capitalista. Com isso, é possível concluir que apesar dos/das licenciandos/as compreenderem a importância dos fundamentos teóricos das metodologias e olharem de maneira crítica para a desvalorização do professor e a ausência da criticidade, as significações que atribuem às Metodologias Ativas relacionam-se ao desenvolvimento de autonomia e boas relações interpessoais dentro da sala de aula, além de se tratarem de uma alternativa ao método tradicional de ensino.
Resumo (inglês)
The current scenario is one of expansion and defense of Active Methodologies in pedagogical
practice. This expansion has repercussions on teacher training and can be understood, based
on Historical-Critical Pedagogy (PHC), as a contributing element to the articulation between
initial teacher training and neoliberal purposes. During initial training, undergraduates have
the opportunity to learn about teaching and the pedagogical theories that will underlie their
practice. This study analyzed the meanings of undergraduates in Biological Sciences in
relation to “Active Methodologies”. This is a qualitative research and the participants were
students in the last year of their degree in Biological Sciences. For data collection, a
questionnaire and a focus group were used. For the analysis, the Meaning Nucleus method
was used, which makes it possible to apprehend senses and meanings constituted by the
subject. The results indicate that the undergraduates know the Active Methodologies as
different from the traditional ones, where the student builds his knowledge and the teacher is a
facilitator of the learning process. Meanings that indicated advantages of Active
Methodologies are related to the development of criticality, however, critical training is not
identified as a characteristic of Active Methodologies, as they are based on theories that have
interests with the adaptation of students in society. Regarding the disadvantages, the
undergraduates understand that the autonomous student can learn wrong concepts,
highlighting the importance of the teacher and the difficulty in motivating the student to
participate. It is considered worrying the choice of methodologies with criterion in the
motivation of the students, because the form-content-recipient relationship must be guided by
the socialization of knowledge. The participants' motives for choosing the methodologies
were also investigated, and it was noticed that this choice is related to existing conditions.
However, it is understood that this can be linked to the conception of practice as model
imitation and based on observation. Meanings brought during the Focus Group suggest that
the development of Active Methodologies results in the emptying of the teacher's role. From
the PHC, the teacher plays an essential role in the learning process, transforming objective
knowledge into school knowledge, systematizing knowledge and using didactic strategies to
ensure the appropriation of knowledge. The importance of initial teacher training was
mentioned, and it is understood that this should enable the student to get to know society and
master its emergence and development. The undergraduates also understand that in a
changing society, students need to be prepared to learn how to learn, however, it is understood
that the speech refers directly to the dynamic rhythm of capitalist society. With this, it is
possible to conclude that although the undergraduates understand the importance of the
theoretical foundations of the methodologies and look critically at the devaluation of the
teacher and the absence of criticality, the meanings that they attribute to the Active
Methodologies are related to the development of autonomy and good interpersonal
relationships within the classroom, in addition to being an alternative to the traditional
teaching method.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Metodologias de ensino, Significados e sentidos, Pedagogia histórico-crítica, Teacher training, Teaching methodologies, Meanings and senses, Historical-critical pedagogy
Idioma
Português