Publicação: Inclusão e integração frente à formação do professor para a educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual
dc.contributor.author | Dornas, Rosângela Figueira | |
dc.contributor.author | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | |
dc.contributor.author | Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Aberta do Brasil (UAB) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal Fluminense (UFF) | |
dc.contributor.institution | Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:57Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:57Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, apresentamos o relato de uma experiência realizada no decorrer de uma disciplina de um curso de especialização lato sensu para professores de Matemática, no âmbito do ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos a análise das respostas a perguntas pertencentes a um amplo questionário respondido por 136 docentes do Ensino Fundamental e do Médio de municípios de três diferentes estados brasileiros. Essa disciplina tem como objetivo instrumentalizar professores de Matemática para o ensino de Geometria, promovendo reflexões sobre as interrelações entre a adequação de materiais didáticos concretos/virtuais e conteúdos relacionados às Geometrias (Euclidiana e Não-Euclidianas). Esse objetivo engloba tanto o ensino de alunos videntes como daqueles que apresentem deficiência visual. No decorrer da disciplina, o cursista vivencia o resultado da aplicabilidade de práticas pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense, além de poder criar diversos materiais adequados à educação inclusiva e experimentar essa nova perspectiva de ensino. Apresentamos a metodologia da disciplina, que se encontra apoiada nas leis vigentes que recomendam a educação inclusiva, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas Adaptações para a inclusão e no modelo de van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Finalizamos com uma análise quantitativa/qualitativa das respostas ao questionário relacionadas com a concepção dos professores sobre a educação inclusiva, inclusão e integração, bem como sobre a sua formação (inicial e a continuada). | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | |
dc.format.extent | 8588-8600 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8588-8600 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8588-8600.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141669 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação do professor | pt |
dc.subject | Deficiência visual | pt |
dc.subject | Inclusão/integração | pt |
dc.title | Inclusão e integração frente à formação do professor para a educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.department | Matemática - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-8588-8600.pdf
- Tamanho:
- 548.22 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format