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Publicação:
Inclusão e integração frente à formação do professor para a educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual

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Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Neste artigo, apresentamos o relato de uma experiência realizada no decorrer de uma disciplina de um curso de especialização lato sensu para professores de Matemática, no âmbito do ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos a análise das respostas a perguntas pertencentes a um amplo questionário respondido por 136 docentes do Ensino Fundamental e do Médio de municípios de três diferentes estados brasileiros. Essa disciplina tem como objetivo instrumentalizar professores de Matemática para o ensino de Geometria, promovendo reflexões sobre as interrelações entre a adequação de materiais didáticos concretos/virtuais e conteúdos relacionados às Geometrias (Euclidiana e Não-Euclidianas). Esse objetivo engloba tanto o ensino de alunos videntes como daqueles que apresentem deficiência visual. No decorrer da disciplina, o cursista vivencia o resultado da aplicabilidade de práticas pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense, além de poder criar diversos materiais adequados à educação inclusiva e experimentar essa nova perspectiva de ensino. Apresentamos a metodologia da disciplina, que se encontra apoiada nas leis vigentes que recomendam a educação inclusiva, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas Adaptações para a inclusão e no modelo de van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Finalizamos com uma análise quantitativa/qualitativa das respostas ao questionário relacionadas com a concepção dos professores sobre a educação inclusiva, inclusão e integração, bem como sobre a sua formação (inicial e a continuada).

Descrição

Palavras-chave

Formação do professor, Deficiência visual, Inclusão/integração

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8588-8600

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