Publicação:
Socioanálise da área de Ensino (46) da CAPES: disputas no campo acadêmico-científico

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Data

2023-08-25

Orientador

Massi, Luciana

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como base teórico-metodológica a teoria dos campos de Pierre Bourdieu, que fundamenta a construção do objeto de estudo, a constituição e análise dos dados. Nosso objetivo consiste em elaborar uma socioanálise da área de Ensino (46) para compreender como ela se posiciona em relação ao campo acadêmico-científico, disputando espaços de poder como uma das áreas da CAPES. Avançamos com uma análise inédita, na qual interpretamos a história, a consolidação e as disputas enfrentadas pela área como parte institucional do campo acadêmico-científico. Organizamos nosso estudo em três etapas, seguindo os procedimentos de análise de campo proposto por Bourdieu. I) na primeira, com uma análise documental, identificamos as propriedades do campo acadêmico-científico, em específico o papel da CAPES como um poderoso agente que molda a estrutura do campo, apresentando seu histórico, organização e atuação sobre as áreas de pesquisa; discutimos as ações e estratégias da CAPES voltadas para formação de professores, focando nos mestrados profissionais, e como isso provocou profundas transformações no campo, como uma espécie de revolução da ordem simbólica, refletindo nas áreas de pesquisa, criando e impondo demandas. II) na segunda etapa, também com uma análise documental, caracterizamos a lógica interna de funcionamento da área 46, que sofre os efeitos do campo acadêmico-científico, mostrando como ela foi se institucionalizando, os agentes envolvidos e as disputas em jogo em três momentos: sua gênese social em 2000; a mudança de Ensino de Ciências e Matemática para Ensino em 2011; e seu crescimento e consolidação. III) na terceira etapa, além de uma análise documental, realizamos entrevistas com sete agentes representativos da área de Ensino, caracterizando suas visões, disposições, posições e tomadas de posições e analisando a distribuição de seus capitais. Os resultados indicam que o surgimento e a expansão da área 46 ocorreu em meio às mudanças na CAPES, sobretudo no direcionamento dessa agência para a formação de professores para a Educação Básica. Sua gênese social resultou de estratégias político-acadêmicas planejadas para acolher uma nova modalidade de pós-graduação: os mestrados e doutorados profissionais para professores, rejeitados pela área de Educação; e a mudança para Ensino consolidou esse propósito. Ainda que controversa, essa mudança consolidou o seu propósito em atender à demanda da CAPES e se tornar o nicho ideal para a formação profissional de professores em nível de pós-graduação. Essa ordem simbólica do campo, voltada para o profissional, simboliza o real sentido do jogo para a área de Ensino que parece estar mais próxima de uma lógica profissional do que de uma lógica acadêmico-científica. Apesar disso, o Ensino disputa espaço com outras áreas mais poderosas, no âmbito dos mestrados profissionais em rede nacional para professores. Suas fronteiras porosas permitem que ela ocupe uma posição estratégica, interdisciplinar, na interface entre campos do saber, em articulação com áreas correlatas e interesses em comum. Concluímos que a área de Ensino (46) faz parte do campo acadêmico-científico jogando o jogo deste campo, ainda ocupando posições dominadas e não como um campo autônomo.

Resumo (inglês)

This research has as its theoretical and methodological basis the Pierre Bourdieu’s Field Theory, which underlies the construction of the object of study, the constitution and analysis of the data. Our objective is to make a socio-analysis of the Teaching Area (46) to understand how it positions itself in relation to the academic-scientific field, disputing spaces of power as one of the CAPES areas. We move forward with an unprecedented analysis, in which we interpret the history, consolidation and disputes faced by the area as an institutional part of the academic-scientific field. We organized our study in three stages, following the field analysis procedures proposed by Bourdieu. I) in the first, with a documental analysis, we identified the properties of the academic-scientific field, in particular the role of CAPES as a powerful agent that shapes the structure of the field, presenting its history, organization and performance in the research areas; we discuss the actions and strategies of CAPES aimed at teacher education, focusing on professional master’s degrees, and how this reflects on the research areas, creating and imposing demands. II) in the second stage, also with a documentary analysis, we characterized the internal logic of operation of area 46, in terms of field showing how it was institutionalized, the agents involved and the disputes at stake in three moments: its social genesis in 2000; the change from Science and Mathematics Teaching to Teaching in 2011; and its growth and consolidation. III) in the third stage, in addition to a documental analysis, we conducted interviews with seven representative agents of the Teaching area, characterizing their visions, dispositions, positions and taking positions and analyzing the distribution of their capitals. The results indicate that the emergence and expansion of Area 46 occurred amidst changes in CAPES, especially in the direction of this agency for the training of teachers for Basic Education. Its social genesis would have resulted from political-academic strategies planned to welcome a new graduation modality: the professional masters and doctorates for teachers, rejected by the Education area; and the change to Teaching consolidated this purpose. Although controversial, this change consolidated its purpose of meeting CAPES' demand and becoming the ideal niche for the professional training of postgraduate teachers. This symbolic order of the field, aimed at the professional, symbolizes the real meaning of the game for the Teaching area, which seems to be closer to a professional logic than to an academic-scientific logic. Nevertheless, it competes for space with other more powerful areas, in the context of professional master's programs in national network for teachers. Its porous borders allow it to occupy a strategic, interdisciplinary position, at the interface between fields of knowledge, in articulation with related areas and common interests. We conclude that the Teaching area (46) is part of the academic-scientific field playing the game of this field, still occupying dominated positions and not as an autonomous field.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Agostini, Gabriela. Socioanálise da área de Ensino (46) da CAPES: disputas no campo acadêmico-científico. 2023. 253 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) -Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2023.

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