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A expressão do saber e do dever do falante por meio de construções modalizadoras em obras de autoajuda em espanhol para mulheres

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Advisor

Bastos, Sandra Denise Gasparini

Coadvisor

Graduate program

Estudos Linguísticos - IBILCE

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Master's thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

A partir de uma perspectiva funcional da linguagem (Dik 1997a; 1997b), este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os elementos modalizadores presentes em duas obras de autoajuda de autoria feminina, escritas em língua espanhola e voltadas ao público feminino, a fim de verificar como tais elementos atuam na qualificação do saber e do dever da falante/escritora em sua estratégia de convencimento da ouvinte/leitora. Para este propósito, é adotada a classificação de modalidade proposta por Hengeveld (2004), que serve de referência para o tratamento das modalidades na Gramática Discursivo-Funcional (GDF). A modalidade, enquanto categoria semântica, insere-se dentro do Nível Representacional da GDF, incidindo sobre diferentes unidades neste nível. Esta pesquisa considera quatro dos subtipos modais propostos por Hengeveld (2004): a modalidade facultativa (relacionada a capacidades e habilidades), a modalidade deôntica (relacionada a obrigações e permissões), a modalidade epistêmica (relacionada aos conhecimentos e crenças) e a modalidade volitiva (relacionada à expressão dos desejos). Considera, ainda, os alvos possíveis da avaliação modal (participante, evento ou proposição). Além do objetivo geral, a pesquisa compreende os seguintes objetivos específicos: a) verificar como os modalizadores epistêmicos indicadores de certeza contribuem para a expressão do saber e da convicção da falante/escritora; b) verificar de que maneira os modalizadores deônticos contribuem para a expressão do dever e para a construção da autoridade da falante; c) verificar como a orientação da modalidade (participante, evento, proposição) pode interferir no (des)comprometimento da falante com relação ao conteúdo veiculado; d) verificar os efeitos de sentido provocados pela coocorrência de elementos modalizadores de domínios semânticos iguais ou diferentes. Para alcançar os objetivos propostos, são selecionados os seguintes critérios de análise: a classe gramatical a que o modalizador pertence; a pessoa gramatical e a referência do sujeito; o alvo da avaliação modal; as unidades do Nível Representacional, no modelo da GDF, que estão sob o escopo dos modalizadores; as possibilidades de coocorrência de elementos modalizadores. Os resultados obtidos no levantamento feito nas duas obras mostram que a modalidade epistêmica é a mais frequente, seguida das modalidades facultativa, deôntica e volitiva. Na análise de cada obra individualmente, os valores modais permanecem com a mesma frequência, porém com diferenças em relação aos demais critérios de análise. Na obra La mujer interior: ¿eres consciente del poder que tienes?, a maior frequência da modalidade epistêmica orientada para o evento mostra o descomprometimento da falante e o seu distanciamento, não comprometendo a sua qualificação; na obra A mi amada, o emprego de modalizadores epistêmicos orientados para a proposição é mais recorrente, acentuando o comprometimento da falante com o valor de verdade de seus enunciados. Pode-se entender esses resultados com base em duas cenografias diferentes, respectivamente: uma mãe aconselhando a filha e uma amiga conversando com outra amiga. Em relação à coocorrência modal, foi possível observar o reforço da convicção ou o reforço da dúvida (coocorrência de epistêmicos), o reforço da autoridade (coocorrência de deônticos) e a construção da convicção da falante para destacar a capacidade do ouvinte (coocorrência de epistêmicos e facultativos).

Abstract (english)

Grounded in a functional approach to language (Dik, 1997a; 1997b), this study aims to describe and analyze the modal elements identified in two Spanish-language self-help books, written by women and aimed at a female audience. Our objective is to investigate how these elements shape the speaker's (writer's) expressions of “knowledge” and “obligation” in their strategy to persuade the addressee (reader). To this end, we adopt the classification of modality types proposed by Hengeveld (2004), which serves as a reference for addressing modality within Functional Discourse Grammar (FDG). In FDG, modality is treated as a semantic category at the Representational Level, with the potential to scope over different units within it. In this study, we focus on four modality types classified by Hengeveld (2004): facultative modality (related to capacities and abilities), deontic modality (related to obligations and permissions), epistemic modality (related to knowledge and beliefs), and volitive modality (related to the expression of desires). We also consider participants, events, and propositions as the potential targets of modal evaluation. Our specific objectives are: a) to analyze how epistemic modal markers expressing certainty contribute to the speaker's expressions of knowledge and conviction; b) to investigate how deontic modal markers contribute to the expression of obligation and to the construction of the speaker's authority; c) to evaluate how modality oriented towards participants, events, or propositions affects the speaker's level of (un)commitment; d) to determine the effects of meaning arising from the co-occurrence of modal elements from the same or different domains. To achieve the objectives of this study, the following analysis criteria are considered: the grammatical class of the modal marker; the grammatical person and the reference of the subject; the target of modal evaluation; the units of the Representational Level in FDG scoped by modal markers; and the co-occurrence patterns of modal elements. The results indicate that epistemic modality is the most frequently employed in both books, followed by facultative, deontic, and volitive modalities. When examining each book individually, the frequency of modal values remains the same; however, differences emerge in all other criteria. In La mujer interior: ¿eres consciente del poder que tienes?, the predominance of event-oriented epistemic modality indicates the speaker's detachment and non-commitment. In contrast, A mi amada presents a higher frequency of proposition-oriented modal markers, reflecting the speaker's high commitment to the truth of the proposition. These findings suggest two distinct enunciation scenes: one resembling a mother offering advice to her daughter and the other resembling a friend engaging in dialogue with another friend. We also found that the co-occurrence of modal elements indicates different strategies: reinforcement of certainty or uncertainty (through co-occurrence of epistemic elements); reinforcement of authority (through co-occurrence of deontic elements); and construction of the speaker’s conviction to emphasize the listener’s capacities (through co-occurrence of epistemic and facultative elements).

Description

Keywords

Linguística, Funcionalismo, Modalidade (Linguística), Autoajuda, Mulheres, Linguistics, Functionalism, Modality (Linguistics), Self-help, Women

Language

Portuguese

Citation

SILVA, Amanda Tremura da. A expressão do saber e do dever do falante por meio de construções modalizadoras em obras de autoajuda em espanhol para mulheres. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2025.

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