Publicação:
Física para todos: o ensino pode tornar o conhecimento mais acessivel

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-11-21

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho discute o ensino de física com foco na transformação das práticas pedagógicas e na desconstrução do modelo tradicional de ensino. A proposta discute o uso de instrumentos cotidianos para formular práticas pedagógicas mais acessível. O estudo se pautou por uma abordagem qualitativa, com relatos autobiográficos de práticas pedagógicas durante o estágio supervisionado da disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Física, da UNESP Campus de Rio Claro. Analisamos a partir de uma aula sobre eletricidade, como dois recursos didáticos e experimentais com itens comuns cotidianos puderam se constituir em contraponto à visão tradicional de que a física é difícil e distante da realidade dos estudantes. Com base nas ideias de educadores como Paulo Freire e Maria Montessori, o texto enfatiza a importância de uma educação humanista e dialógica, que respeita o contexto e o diálogo com os educandos, no sentido de promover sua ativa participação no processo de ensino. A ludicidade é vista como uma ferramenta para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Ao aproximar o ensino da realidade dos estudantes, com a utilização de um espremedor de frutas e discutindo a geração energia elétrica, tornar o aprendizado mais interativo e menos formal, sendo possível democratizar o conhecimento e torná-lo mais relevante para os estudantes.

Resumo (inglês)

This work discusses teaching physics with a focus on transforming pedagogical practices and dismantling the traditional teaching model. The proposal considers the use of everyday objects to develop more accessible teaching methods. The study is based on a qualitative approach, using autobiographical accounts from pedagogical practices during the supervised internship of the Teaching Practice course in the Physics Teaching Degree at UNESP, Rio Claro Campus. Through an analysis of a lesson on electricity, the study explores how two experimental teaching tools, created using common household items, served as a counterpoint to the traditional perception that physics is difficult and disconnected from students' realities. Inspired by educators like Paulo Freire and Maria Montessori, the text emphasizes the importance of humanistic and dialogic education, valuing students' contexts and fostering active engagement in the learning process. Playfulness is presented as a way to engage students and make learning more meaningful. By connecting teaching to students' daily lives, such as using a fruit juicer to explain electricity generation, the study shows how making learning interactive and less formal can democratize knowledge and make it more relevant to students.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação