Logotipo do repositório
 

Publicação:
Física para todos: o ensino pode tornar o conhecimento mais acessivel

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Alexandre Ubeda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-19T13:51:55Z
dc.date.available2024-12-19T13:51:55Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractEste trabalho discute o ensino de física com foco na transformação das práticas pedagógicas e na desconstrução do modelo tradicional de ensino. A proposta discute o uso de instrumentos cotidianos para formular práticas pedagógicas mais acessível. O estudo se pautou por uma abordagem qualitativa, com relatos autobiográficos de práticas pedagógicas durante o estágio supervisionado da disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Física, da UNESP Campus de Rio Claro. Analisamos a partir de uma aula sobre eletricidade, como dois recursos didáticos e experimentais com itens comuns cotidianos puderam se constituir em contraponto à visão tradicional de que a física é difícil e distante da realidade dos estudantes. Com base nas ideias de educadores como Paulo Freire e Maria Montessori, o texto enfatiza a importância de uma educação humanista e dialógica, que respeita o contexto e o diálogo com os educandos, no sentido de promover sua ativa participação no processo de ensino. A ludicidade é vista como uma ferramenta para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Ao aproximar o ensino da realidade dos estudantes, com a utilização de um espremedor de frutas e discutindo a geração energia elétrica, tornar o aprendizado mais interativo e menos formal, sendo possível democratizar o conhecimento e torná-lo mais relevante para os estudantes.pt
dc.description.abstractThis work discusses teaching physics with a focus on transforming pedagogical practices and dismantling the traditional teaching model. The proposal considers the use of everyday objects to develop more accessible teaching methods. The study is based on a qualitative approach, using autobiographical accounts from pedagogical practices during the supervised internship of the Teaching Practice course in the Physics Teaching Degree at UNESP, Rio Claro Campus. Through an analysis of a lesson on electricity, the study explores how two experimental teaching tools, created using common household items, served as a counterpoint to the traditional perception that physics is difficult and disconnected from students' realities. Inspired by educators like Paulo Freire and Maria Montessori, the text emphasizes the importance of humanistic and dialogic education, valuing students' contexts and fostering active engagement in the learning process. Playfulness is presented as a way to engage students and make learning more meaningful. By connecting teaching to students' daily lives, such as using a fruit juicer to explain electricity generation, the study shows how making learning interactive and less formal can democratize knowledge and make it more relevant to students.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259302
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectExperimentos didáticospt
dc.subjectEnsino dialógicopt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectDidactic experimentsen
dc.subjectDialogic teachingen
dc.titleFísica para todos: o ensino pode tornar o conhecimento mais acessivelpt
dc.title.alternativePhysics for all: education can make knowledge attainableen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_au_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_au_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
118.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: