Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso da Lei Rouanet como ferramenta produtiva em um plano de comunicação

dc.contributor.advisorNapolitano, Carlo José [UNESP]
dc.contributor.authorAlonso, Amanda dos Reis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:05:07Z
dc.date.available2015-03-23T15:05:07Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe Rouanet law is a tax incentive law that allows companies to invest up to 4% of their taxes - based on actual profit - in sponsoring cultural projects previously approved by the Ministry of Culture. By sponsoring these projects, companies can have their name attached to them and, consequently, strengthening their brand and increase its visibility in the market. Whereas this project is aligned to the company vision, its image will be strengthened and the sales will increase. Large companies use the Rouanet Law to sponsor cultural events and have very strong names in the Brazilian market, perhaps worldwide. Examples: Petrobras, Banco do Brasil, Banco Bradesco, BNDES, Usiminas, Vale, among others. The Public Relations professional, who’s responsible for internal and external communication of a company, can use it as a differential of his work, expanding the company's profits with minimum investments, aligning the company's vision to actual practices and using the sponsorship as an agent capable of strengthen its social responsibility and, due to that, to increase the trust of its target audience. This study will address the theoretical and practical aspects of the Rouanet Law and of the public relations professionals, beyond mentioning examples on the subject, with special attention to Petrobras, the largest sponsor of cultural projects in Brazil. The greatest problem of the Rouanet Law is the fact that its sponsored projects are mostly concentrated in the Southeast, specifically in the Rio - São Paulo region. The more popular the Act become, for most places it will spread and Brazil may, after some time, become a world reference in the Cultural pointen
dc.description.abstractA Lei Rouanet é uma lei de incentivo fiscal que permite que as empresas invistam até 4% dos seus impostos – baseados no lucro real – no patrocínio de projetos culturais previamente aprovados pelo Ministério da Cultura. Ao patrocinar estes projetos, as empresas podem ter seu nome vinculado a eles e, consequentemente, fortalecer sua marca e ampliar sua visibilidade no mercado. Considerando que este projeto será alinhado à visão da empresa, sua imagem será fortalecida e suas vendas aumentarão. Grandes empresas utilizam a Lei Rouanet para patrocinar eventos culturais e têm nomes fortíssimos no mercado brasileiro, quiçá mundial. São exemplos: Petrobras, Banco do Brasil, Bradesco, BNDES, Usiminas, Vale, entre outros. O profissional de Relações Públicas, enquanto responsável pela comunicação interna e externa de uma empresa, pode utilizar a Lei Rouanet como um diferencial do seu trabalho, ampliando o lucro da empresa com investimentos mínimos, alinhando a visão da empresa às práticas reais e se valendo do patrocínio como agente capaz de reiterar a responsabilidade social da mesma e, dessa forma, aumentando a confiança de seu público alvo. Este trabalho abordará os aspectos teóricos e práticos da Lei Rouanet e dos profissionais de relações públicas, além de mencionar exemplos sobre o tema, com atenção especial para a Petrobras, a maior patrocinadora de projetos culturais do Brasil. O grande problema da Lei Rouanet é o fato de que seus projetos patrocinados se concentram na região Sudeste, mais especificamente no eixo Rio – São Paulo. Quanto mais popular a Lei se tornar, por mais lugares se disseminará e o Brasil poderá, em longo prazo, se tornar referência mundial no quesito Culturalpt
dc.identifier.aleph000726235
dc.identifier.citationALONSO, Amanda dos Reis. O uso da Lei Rouanet como ferramenta produtiva em um plano de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
dc.identifier.file000726235.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118002
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLegislaçãopt
dc.subjectRelações publicaspt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectMarketing culturalpt
dc.subjectLaw and legislationpt
dc.titleO uso da Lei Rouanet como ferramenta produtiva em um plano de comunicaçãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4413410311464411[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6328-6398[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000726235.pdf
Tamanho:
681.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format