Publicação: O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Spiri, Wilza Carla 

Coorientador
Pós-graduação
Enfermagem - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
RESUMO O objetivo desse estudo é desenvolver um ambiente de aprendizagem para discussão de temas com enfoque nos componentes que possibilitam o Gerenciamento e a Prática baseados em Evidência junto aos gerentes de Enfermagem de unidades hospitalares. O método é a pesquisaação, apoiada em encontros denominados journalclub, ou clube de leitura, meio empregado para a coleta de dados com a participação de enfermeiros em posição gerencial. Tem a finalidade de fomentar discussões e sensibilização para pesquisa científica em um processo educativo sobre gerenciamento baseado em evidências. A técnica de grupo focal foi utilizada para apreender, na perspectiva dos participantes, o significado do processo educativo e as possibilidades de transformação da prática gerencial. Os encontros foram gravados e os discursos transcritos e codificados com ajuda do NVivo9 software© QRS International. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto para a pesquisa-ação: Planejamento, Desenvolvimento, Descrição e Avaliação do Processo Educativo adotando-se a análise de conteúdo conforme referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados revelaram os temas que interferem no Gerenciamento Baseado em Evidências. No tema, Aspectos referentes à organização, os subtemas foram: planejamento, processo de trabalho, estrutura e gestão de pessoas. No tema, Aspectos referentes à equipe, foram desvelados os subtemas: autonomia, comportamento/atitude, sensibilização e problemas sociais. Este estudo mostrou a abrangência de temas que o clube de leitura como estratégia pode abordar em relação ao gerenciamento e o quanto o embasamento científico é importante no cotidiano dos gerentes de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a capacidade do gerenciamento baseado em evidências.
Resumo (inglês)
ABSTRACT The purpose of this project is to develop a learning environment to discuss the issues based on management concept of hospital device management systems. The method is an action research, through a strategy of meetings called Journal Club, a methodology used for data collection with a participation of nurses in managerial position, aiming to discussions and sensitization for scientific research in an educational process about evidence-based management. The focus group technique was used to understand from the perspective of the participants the meaning of the educational process and the possibilities of transformation of the managerial practice. The meetings were recorded and the speeches were transcribed and decoded with the help of NVivo 9 QRS International software. The data were analyzed considering the proposed diagram for action research: Planning, Development, Delimitation and Evaluation of the Educational Process, adopting a content analysis according to Graneheim and Lundman. The results revealed the issues that interfere with evidence-based management. In the theme, Aspects related to the organization, the sub-themes were: planning, work process, structure and people management. The theme, Aspects referring to the team, revealed the sub-themes: autonomy, behavior / attitude, sensitization and social problems. This study showed the scope of topics that the reading club as a strategy can address in relation to management and how much the scientific background is important in the daily routine of nursing managers to improve the quality of care and the capacity of evidence-based management.
Descrição
Palavras-chave
enfermagem baseada em evidência, pesquisa em enfermagem, educação continuada em enfermagem, gerenciamento da prática profissional, Nursing evidence-based, Nursing research, professional practice management, continuing education in Nursing
Idioma
Português