Publicação: Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
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Data
Autores
Orientador
Zanata, Eliana Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.
Resumo (inglês)
In 2020, the Covid-19 Pandemic brought significant changes to society, including in educational contexts, mainly due to the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE), in which Digital Information and Communication Technologies (TDIC) gained prominence, enabling teachers and students to continue the academic year. The inability to use digital tools and the urgency to organize and implement the ERE had a negative impact on the learning of the most vulnerable student groups. Faced with these adversities, many Youth and Adult Education (EJA) students who found themselves digitally excluded were unable to continue their studies, which considerably increased school dropout rates within this target group. The research aimed to analyze the real impacts of using TDIC in a CEEJA, during remote teaching, and the changes they caused in the teaching work of the Teaching Unit (UE).The study took place in three stages: in the first, bibliographical and documentary research was carried out on EJA and CEEJA, the use of TDC in EJA and teacher training for CEEJA; In the second stage, questionnaires were administered to teachers and students of a CEEJA and in the fourth stage, educational product entitled “Oficina EJA Digital” was prepared and applied, focusing on the contextualization of EJA in Brazil and the work of Paulo Freire for education. The main results and data obtained during the work process indicate the urgent need for the implementation of public policies focused an digital inclusion in EJA and the continued in-service training of teachers of this teaching modality.
Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Pandemia Covid-19, Tecnologia Digital de Comunicação e Informação
Idioma
Português
Como citar
MOTOKI, L. M. Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253194. Acesso em: 06 de fev. 2024