Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19

dc.contributor.advisorZanata, Eliana Marques [UNESP]
dc.contributor.authorMotoki, Leila Mary
dc.date.accessioned2024-02-06T11:20:49Z
dc.date.available2024-02-06T11:20:49Z
dc.date.issued2023-12-08
dc.description.abstractEm 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.pt
dc.description.abstractIn 2020, the Covid-19 Pandemic brought significant changes to society, including in educational contexts, mainly due to the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE), in which Digital Information and Communication Technologies (TDIC) gained prominence, enabling teachers and students to continue the academic year. The inability to use digital tools and the urgency to organize and implement the ERE had a negative impact on the learning of the most vulnerable student groups. Faced with these adversities, many Youth and Adult Education (EJA) students who found themselves digitally excluded were unable to continue their studies, which considerably increased school dropout rates within this target group. The research aimed to analyze the real impacts of using TDIC in a CEEJA, during remote teaching, and the changes they caused in the teaching work of the Teaching Unit (UE).The study took place in three stages: in the first, bibliographical and documentary research was carried out on EJA and CEEJA, the use of TDC in EJA and teacher training for CEEJA; In the second stage, questionnaires were administered to teachers and students of a CEEJA and in the fourth stage, educational product entitled “Oficina EJA Digital” was prepared and applied, focusing on the contextualization of EJA in Brazil and the work of Paulo Freire for education. The main results and data obtained during the work process indicate the urgent need for the implementation of public policies focused an digital inclusion in EJA and the continued in-service training of teachers of this teaching modality.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationMOTOKI, L. M. Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253194. Acesso em: 06 de fev. 2024
dc.identifier.lattes7334564700852107
dc.identifier.orcid0000-0003-3156-651X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253194
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt
dc.subjectPandemia Covid-19pt
dc.subjectTecnologia Digital de Comunicação e Informaçãopt
dc.titleInclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19pt
dc.title.alternativeDigital inclusion in EJA: use of TDIC during the COVID-19 pandemicen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaEnsino
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologias

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
motoki_lm_me_bauru.pdf
Tamanho:
4.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.95 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: