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Publicação:
O PIBID na universidade pública: um olhar dos bolsistas egressos

dc.contributor.advisorManzoli, Luci Pastor [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Caio Vinicius dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-19T17:14:24Z
dc.date.available2021-04-19T17:14:24Z
dc.date.issued2021-02-16
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid foi elaborado em 2007 pelo Governo Federal como forma de incentivo à formação de professores para a educação básica, sobretudo para o ensino médio. Desde seu lançamento, esse programa passou por diversas mudanças, porém, sem deixar de lado a relação de cooperação entre a universidade e a Educação Básica. Portanto, é objetivo maior dessa pesquisa identificar e analisar o olhar de alunos egressos de um campus do interior de uma universidade pública federal que participaram do referido programa, no período de 2014 a 2016. Para isso foram levantados documentos oficiais acerca do Pibid e a realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com sete ex-bolsistas, sendo eles dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Trata-se então de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram organizados e analisados a partir do sistema de categorias, das quais identificamos: o perfil dos participantes, o olhar desse egresso sobre o programa, e a sua atuação profissional após a conclusão do curso de graduação. Foi verificado, também, de que maneira a inclusão de alunos com deficiência ocorreu no processo formativo e profissional dos egressos. Deste modo, ao investigar o Pibid enquanto política pública de incentivo e valorização da formação docente, concluiu-se que o programa cumpre seu propósito ao proporcionar aos futuros docentes condições para a permanência na universidade e experiências por meio do desenvolvimento de ações em sala de aula, buscando o diálogo entre os saberes contidos no nível superior de ensino e a educação básica. Com este estudo, pretende-se fomentar a discussão sobre políticas públicas voltadas para a formação inicial de professores no Brasil.pt
dc.description.abstractThe Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Pibid was developed in 2007 by the Federal Government as a way of encouraging the training of teachers for basic education, especially for high school. Since its launch, this program has undergone several changes, however, without neglecting the cooperative relationship between the university and Basic Education. Therefore, the objective of this research is to identify and analyze the view of students graduating from a campus in the interior of a federal public university that participated in the, in the period from 2014 to 2016. For this, official documents were raised about the Pibid and the realization of semi-structured script interviews with seven alumni, being from the undergraduate courses in Biological Sciences, Geography, History, Letters, Mathematics and Pedagogy. It is then a case study with a qualitative approach. The data were organized and analyzed using the category system. The data were organized and analyzed based on the system of categories, of which we identified: the profile of the participants, the view of this graduate on the program, and his professional performance after completing the undergraduate course. It was also verified how the inclusion of students with disabilities occurred in the graduates' professional and training process. Thus, when investigating the Pibid as a public policy to encourage and value teacher education, it was concluded that the program fulfills its purpose by providing future teachers with conditions to stay at the university and experiences through the development of actions in the classroom, seeking a dialogue between the knowledge contained in higher education and basic education. With this study, it is intended to foster the discussion on public policies aimed at the initial training of teachers in Brazil.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId130086/2019-3
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204423
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectFormação inicial docentept
dc.subjectArticulação entre ensino superior e educação básicapt
dc.subjectPIBIDpt
dc.subjectEgressospt
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectArticulation between higher education and basic educationen
dc.subjectGraduatesen
dc.titleO PIBID na universidade pública: um olhar dos bolsistas egressospt
dc.title.alternativeThe PIBID in public universities: a view of the graduates scholarship holdersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

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