Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino por investigação e aprendizagem significativa crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino

dc.contributor.advisorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Fabiana Andrade da Costa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.issued2012-10-16
dc.description.abstractUma estratégia de ensino que favoreça a investigação pelos alunos, oportunizando o conhecimento científico, tem sido estudada por autores para proporcionar a oportunidade de discussões acerca dos temas e fenômenos em estudo. Considerando o ensino por investigação como uma estratégia capaz de levar os alunos ao debate, estimulando a discussão e a argumentação, a presente pesquisa analisou se esta estratégia de ensino oportuniza uma aprendizagem significativa critica dos alunos de um colégio público federal de Minas Gerais, se aproximando dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Também investigou qual o papel do professor em uma investigação orientada e de que maneiras esses sujeitos expressam essa experiência relacionando-se ao seu cotidiano. Para a análise dos dados utilizou-se a fenomenologia para captar a expressão dos sujeitos envolvidos no processo e elencar as unidades de significado, para obter possíveis pontes de convergências entre o ensino por investigação e os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Os resultados mostram que esta é uma estratégia de ensino pouco utilizada pelos professores, apesar de favorecer um estreitamento entre a realidade dos alunos e os conceitos científicos, oportunizar a discussão e a formulação de hipóteses, justificar os fenômenos estudados, além de mostrar o papel do professor como orientador e estimulador na aquisição do conhecimento pretendido e de outros conceitos envolvidos para a explicação do fatopt
dc.description.abstractA teaching strategy that encourages inquiry by students, providing opportunities for scientific knowledge, has been studied by the authors to provide an opportunity for discussions about the issues and phenomena under study. Considering inquiry in science education as a strategy can lead students to debate, stimulating discussion and argument, the present study examined whether his strategy of teaching nurture a critical meaningful learning of students of a public school Federal de Minas Gerais, approaching principles of Critical Theory Of Meaningful Learning . We also investigated the role of the teacher in a oriented research and the ways in which these subjects express this experience relating it to their daily lives. For data analysis we used phenomenology to capture the expression of the subjects involved in the process and list the signified units, for possible bridges convergences between Inquiry in science education by the principles of Critical Theory of Meaningful Learning. The results show that this is a teaching strategy used by some teachers, although favoring a narrowing between the reality of students and scientific concepts, make the discussion and formulation of hypotheses, justify the phenomena studied, and show the role of the teacher as leadera and stimulating the aquisition of knowledge required and other concepts involved in explaining the facten
dc.description.sponsorshipProquali
dc.format.extent144 f.
dc.identifier.aleph000705682
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationVIEIRA, Fabiana Andrade da Costa. Ensino por investigação e aprendizagem significativa crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. 2012. 144 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
dc.identifier.filevieira_fac_dr_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102039
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEstudo dirigidopt
dc.subjectTeachingpt
dc.subjectLearningpt
dc.subjectSupervised studypt
dc.titleEnsino por investigação e aprendizagem significativa crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensinopt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vieira_fac_dr_bauru.pdf
Tamanho:
883.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format