Logotipo do repositório
 

Publicação:
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais

dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.authorRomão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-24T16:52:58Z
dc.date.available2022-10-24T16:52:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237186
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAlfabetização e letramentopt
dc.subjectAlfabetização cartográficapt
dc.subjectLetramento cartográficopt
dc.subjectEstudo do espaço nos anos iniciaispt
dc.subjectGeografia escolarpt
dc.subjectEspaço geográficopt
dc.subjectAnos iniciaispt
dc.titleAlfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciaispt
dc.title.alternativeLiteracy and literacy in Geography: the study of space in the early yearsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
romao_eatb_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
510.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
romao_eatb_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
402.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: