Publicação: Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais
dc.contributor.advisor | Maia, Diego Corrêa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T16:52:58Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T16:52:58Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/237186 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt |
dc.subject | Alfabetização cartográfica | pt |
dc.subject | Letramento cartográfico | pt |
dc.subject | Estudo do espaço nos anos iniciais | pt |
dc.subject | Geografia escolar | pt |
dc.subject | Espaço geográfico | pt |
dc.subject | Anos iniciais | pt |
dc.title | Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais | pt |
dc.title.alternative | Literacy and literacy in Geography: the study of space in the early years | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- romao_eatb_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 510.97 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- romao_eatb_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 402.09 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: