Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto criança saudável, educação dez: resultados com e sem intervenção do nutricionista

dc.contributor.authorDetregiachi, Cláudia Rucco Penteado [UNESP]
dc.contributor.authorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:11Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:11Z
dc.date.issued2011-02-01
dc.description.abstractOBJETIVO: Planejar e aplicar um programa de orientação em nutrição, realizado por nutricionista e destinado a professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visando analisar a contribuição desse profissional no resultado do projeto Criança Saudável, Educação Dez quanto ao conhecimento dos escolares. MÉTODOS: O trabalho foi realizado em duas escolas públicas, A e B, nas quais foi desenvolvido o projeto educativo, sendo que na primeira os professores foram apoiados por um programa de orientação realizado por profissional nutricionista. Antes e depois do desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição. RESULTADOS: Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os estudantes da Escola B (p>0,05). CONCLUSÃO: Os resultados obtidos sugerem que a realização de programa de orientação, prestada por nutricionistas aos professores para desenvolverem o projeto educativo, maximizou os resultados, gerando mudança significante no conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição. Tais resultados apontam a importância da capacitação do nutricionista para atuar em educação nutricional, indicando que o campo pedagógico merece aprofundamento nos cursos de graduação, de modo a permitir ao aluno e futuro profissional uma compreensão alicerçada e sólida do processo educativo.pt
dc.description.abstractOBJECTIVE: In this study, a dietician planned and implemented a nutrition counseling program for first through fourth grade elementary school teachers. The objective was to analyze the contribution of this professional to the result of the project Healthy Child, Outstanding Education, regarding the students' knowledge. METHODS: The program was implemented in two public schools - A and B, in which an education project was developed. In School A, the teachers had the support of a counseling program provided by a dietician. The students' knowledge on food and nutrition was assessed before and after the implementation of the education project. RESULTS: Knowledge on food and nutrition among School A students changed significantly (p<0.01) after the implementation of the education program. This did not occur among School B students (p>0.05). CONCLUSION: The results suggest that the counseling program administered by a dietician for teachers to develop the education project maximized the results. The knowledge gained by the students on food and nutrition was significant. These results show the importance of training a dietician to provide nutrition education. The education field deserves more attention in undergraduate courses so that the student and future professional gain a solid and well-founded understanding of the education process.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial
dc.format.extent51-59
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732011000100005
dc.identifier.citationRevista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 24, n. 1, p. 51-59, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1415-52732011000100005
dc.identifier.fileS1415-52732011000100005.pdf
dc.identifier.issn1415-5273
dc.identifier.lattes6535356022897474
dc.identifier.scieloS1415-52732011000100005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10622
dc.identifier.wosWOS:000291061800005
dc.language.isopor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofRevista de Nutrição
dc.relation.ispartofjcr0.443
dc.relation.ispartofsjr0,282
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectNutricionistapt
dc.subjectChildrenen
dc.subjectFeed and nutritional educationen
dc.subjectEducation, higheren
dc.subjectNutritionisten
dc.titleProjeto criança saudável, educação dez: resultados com e sem intervenção do nutricionistapt
dc.title.alternativeHealthy child education project, the best education: results with and without the dietician's interventionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6535356022897474
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1415-52732011000100005.pdf
Tamanho:
320.8 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: