Publicação: Dois gêneros confessionais do Lager na obra de Liana Millu
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Data
Autores
Orientador
Andrade, Cátia Inês Negrão Berlini de 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS 33004048019P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) causou danos e traumas irreparáveis na história
da humanidade. Durante o Holocausto, mais de 5,1 milhões de pessoas foram mortas,
sendo mais da metade judeus confinados no campo de extermínio de Auschwitz. Lá
estiveram personalidades como Primo Levi, Elie Wiesel, Maximillian Kolbe, Anne
Frank, Lili Jaffe e Liana Millu, que relataram seus traumas por meio de narrativas
memorialísticas comoventes. Preservar a literatura de testemunho dessa época é nosso
dever enquanto cidadãos do mundo, para impedir que tais atrocidades se repitam. A
presente dissertação busca evidenciar duas categorias do gênero confessional e o faz à luz
da Literatura de Autoria Feminina, com parte da obra de Liana Millu (italiana, professora
e jornalista de origem judia, ativista na luta contra o nazi-fascismo e prisioneira por um
ano em Aushwitz). Por meio da análise de seu diário e relatos autobiográficos – ambos
escritos no período pós-guerra –, amparados por Maciel (2009), Selligmann-Silva (2008),
Olmi (2009), Pacelli (2008) e Lejeune (1997, 2008), e à luz de Cavalhal (2009),
identificamos (a) as diferenças estilísticas entre Dopo il fumo: Sono il n. A 5384 di
Auschwitz Birkenau (1999) e Tagebuch: Il diario del ritorno dal Lager (2006); (b)
possíveis motivações para a escolha de ambos os gêneros, a fim de melhor compreender
o estilo adotado em cada um; (c) a importância da Literatura de Testemunho para
preservar a memória dos fatos ocorridos na Segunda Guerra Mundial; e, por fim, (d) o
que significou ser mulher prisioneira em Auschwitz àquelas que lá estiveram, por meio
dos relatos de Millu.
Resumo (italiano)
La Seconda Guerra Mondiale (1939-1945) ha causato danni e traumi irreparabili nella storia dell’umanità. Durante l’Olocausto furono uccise più di 5,1 milioni di persone, più della metà delle quali erano ebrei rinchiusi nel campo di sterminio di Auschwitz. C'erano
personalità come Primo Levi, Elie Wiesel, Maximillian Kolbe, Anne Frank, Lili Jaffe e Liana Millu, che raccontarono i loro traumi attraverso commoventi narrazioni commemorative. Preservare la letteratura testimoniale di quel tempo è nostro dovere come cittadini del mondo, per evitare che simili atrocità si ripetano. Questa tesi cerca di evidenziare due categorie del genere confessionale e lo fa alla luce della Letteratura d'Autore Femminile, con parte del lavoro di Liana Millu (italiana, insegnante e giornalista di origine ebraica, attivista nella lotta al nazifascismo e prigioniera per un anno ad Aushwitz). Attraverso l’analisi del suo diario e dei resoconti autobiografici – entrambi scritti nel dopoguerra –, supportati da Maciel (2009), Selligmann-Silva (2008), Olmi (2009), Pacelli (2008) e Lejeune (1997, 2008) , e alla luce di Cavalhal (2009), individuiamo (a) le differenze stilistiche tra Dopo il fumo: Sono il n. A 5384 di
Auschwitz Birkenau (1999) e Tagebuch: Il diario del ritorno dal Lager (2006); (b) possibili motivazioni per la scelta di entrambi i generi, al fine di comprendere meglio lo stile adottato in ciascuno di essi; (c) l'importanza della Letteratura Testimoniale per preservare la memoria degli eventi accaduti nella Seconda Guerra Mondiale; e, infine, (d) cosa significava per chi era lì, attraverso i resoconti di Millu, essere una donna prigioniera ad Auschwitz.
Resumo (inglês)
The Second World War (1939-1945) caused irreparable damage and trauma in the history of humanity. More than 5.1 million people were killed during the Holocaust, more than half of whom were Jews held in the Auschwitz death camp. There were personalities such
as Primo Levi, Elie Wiesel, Maximillian Kolbe, Anne Frank, Lili Jaffe and Liana Millu, who recounted their traumas through moving commemorative narratives. Preserving the testimonial literature of that time is our duty as citizens of the world, to prevent similar
atrocities from happening again. This thesis seeks to highlight two categories of the confessional genre and does so in the light of Female Author Literature, with part of the work of Liana Millu (Italian, teacher and journalist of Jewish origin, activist in the fight
against Nazi-fascism and prisoner for a year in Auschwitz). Through the analysis of his diary and autobiographical accounts – both written after the war –, supported by Maciel (2009), Selligmann-Silva (2008), Olmi (2009), Pacelli (2008) and Lejeune (1997, 2008),
and in the light of Cavalhal (2009), we identify (a) the stylistic differences between Dopo il fumo: Sono il n. A 5384 of Auschwitz Birkenau (1999) and Tagebuch: The diary of the return from the Lager (2006); (b) possible reasons for the choice of both genres, in
order to better understand the style adopted in each of them; (c) the importance of Testimonial Literature to preserve the memory of the events that occurred in the Second World War; and, finally, (d) what it meant for those there, through Millu's accounts, to be a female prisoner in Auschwitz.
Descrição
Palavras-chave
Holocausto judeu (1939-1945) - Narrativas pessoais - História e crítica, Guerra mundial, 1939-1945 - Campos de concentração, Literatura de Testemunho, Escritoras, Millu, Liana, 1914-2005, Dopo il fumo: Sono il n. A 5384 di Auschwitz Birkenau, Tagebuch: Il diario del ritorno dal Lager, Letteratura testimoniale, Letteratura femminile, Liana Millu, Dopo il fumo: Sono il n. A 5384 di Auschwitz Birkenau, Tagebuch: Il diario del ritorno dal Lager, Testimonial literature, Women's literature, Liana Millu
Idioma
Português
Como citar
MARTINS, Laís A. R. Dois gêneros confessionais do lager na obra de Liana Millu. 2023. 100p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras. Assis/SP.