Publicação: O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual
dc.contributor.author | Zugliani, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Motti, Telma Flores Genaro | |
dc.contributor.author | Castanho, Rosicler Moreno [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:26:11Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:26:11Z | |
dc.date.issued | 2007-04 | |
dc.description.abstract | For adolescents who have hearing impairment, the identity formation process has its own subtleties. Besides the conflicts which are a part of being a teenager, he/she has to form his/her identity as someone who has a hearing loss and needs a hearing aid. Taking into account the countless factors influencing the use of this resource, this study aimed to undercover the relations between self-concepts of deaf adolescents to the use of hearing aid, looking at the adolescents' own perceptions and those of his parents. The Self-concept Scale - EACIJ - and questionnaires were applied to 30 hearing impaired adolescents, aged 12-16 years, undergoing treatment at the Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI), a service center within the HRAC/USP, and to their parents. The results showed that most of the subjects involved in the study actually use their hearing aids and have positive self-concept. It was concluded that the constant use of this resource is associated with the good conditions of the self-concept and to the psycho-social support of the multi / interdisciplinary team. | en |
dc.description.abstract | Para o adolescente com deficiência auditiva, o processo de formação da identidade tem nuances próprias. Além do conflito específico da fase, ele tem que formar sua identidade como pessoa que possui uma perda auditiva e que necessita usar aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Considerando que os fatores que influenciam o uso desse recurso são inúmeros, este trabalho teve por objetivo verificar a relação do autoconceito do adolescente deficiente auditivo (DA) com o uso do AASI, a partir da percepção do próprio adolescente e de seus pais. A Escala de Autoconceito - EACIJ - e questionários foram aplicados a 30 adolescentes deficientes auditivos, com idades de 12 a 16 anos, em tratamento no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP e a seus pais. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes estudados faz uso efetivo de seu AASI e tem autoconceito positivo. Concluiu-se que o uso constante desse recurso está associado às boas condições do autoconceito e ao suporte psicossocial da equipe multi / interdisciplinar. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais | |
dc.description.affiliation | USP, HRAC | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | 95-110 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000100007 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Educação Especial. Bauru, SP, Brazil: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 13, n. 1, p. 95-110, 2007. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1413-65382007000100007 | |
dc.identifier.file | S1413-65382007000100007.pdf | |
dc.identifier.issn | 1413-6538 | |
dc.identifier.issn | 1980-5470 | |
dc.identifier.scielo | S1413-65382007000100007 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211560 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação Especial | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | self-concept | en |
dc.subject | adolescence | en |
dc.subject | hearing impairment | en |
dc.subject | special education | en |
dc.subject | autoconceito | pt |
dc.subject | adolescência | pt |
dc.subject | deficiência auditiva | pt |
dc.subject | educação especial | pt |
dc.title | O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual | pt |
dc.title.alternative | Hearing impaired adolescents' self-concept and their relations to hearing aids | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
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