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Publicação:
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual

dc.contributor.authorZugliani, Ana Paula
dc.contributor.authorMotti, Telma Flores Genaro
dc.contributor.authorCastanho, Rosicler Moreno [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:26:11Z
dc.date.available2021-07-14T10:26:11Z
dc.date.issued2007-04
dc.description.abstractFor adolescents who have hearing impairment, the identity formation process has its own subtleties. Besides the conflicts which are a part of being a teenager, he/she has to form his/her identity as someone who has a hearing loss and needs a hearing aid. Taking into account the countless factors influencing the use of this resource, this study aimed to undercover the relations between self-concepts of deaf adolescents to the use of hearing aid, looking at the adolescents' own perceptions and those of his parents. The Self-concept Scale - EACIJ - and questionnaires were applied to 30 hearing impaired adolescents, aged 12-16 years, undergoing treatment at the Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI), a service center within the HRAC/USP, and to their parents. The results showed that most of the subjects involved in the study actually use their hearing aids and have positive self-concept. It was concluded that the constant use of this resource is associated with the good conditions of the self-concept and to the psycho-social support of the multi / interdisciplinary team.en
dc.description.abstractPara o adolescente com deficiência auditiva, o processo de formação da identidade tem nuances próprias. Além do conflito específico da fase, ele tem que formar sua identidade como pessoa que possui uma perda auditiva e que necessita usar aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Considerando que os fatores que influenciam o uso desse recurso são inúmeros, este trabalho teve por objetivo verificar a relação do autoconceito do adolescente deficiente auditivo (DA) com o uso do AASI, a partir da percepção do próprio adolescente e de seus pais. A Escala de Autoconceito - EACIJ - e questionários foram aplicados a 30 adolescentes deficientes auditivos, com idades de 12 a 16 anos, em tratamento no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP e a seus pais. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes estudados faz uso efetivo de seu AASI e tem autoconceito positivo. Concluiu-se que o uso constante desse recurso está associado às boas condições do autoconceito e ao suporte psicossocial da equipe multi / interdisciplinar.pt
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
dc.description.affiliationUSP, HRAC
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent95-110
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000100007
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Bauru, SP, Brazil: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 13, n. 1, p. 95-110, 2007.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382007000100007
dc.identifier.fileS1413-65382007000100007.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.issn1980-5470
dc.identifier.scieloS1413-65382007000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211560
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectself-concepten
dc.subjectadolescenceen
dc.subjecthearing impairmenten
dc.subjectspecial educationen
dc.subjectautoconceitopt
dc.subjectadolescênciapt
dc.subjectdeficiência auditivapt
dc.subjecteducação especialpt
dc.titleO autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individualpt
dc.title.alternativeHearing impaired adolescents' self-concept and their relations to hearing aidsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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