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Publicação:
As flores e o esquecimento: discursos sobre as lesbianidades no cinema brasileiro

dc.contributor.advisorTeixeira Filho, Fernando Silva [UNESP]
dc.contributor.authorPorto, Beatriz de Mattos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-12-17T13:22:52Z
dc.date.available2020-12-17T13:22:52Z
dc.date.issued2020-12-03
dc.description.abstractConsiderando o cinema como uma tecnologia social e de gênero, que participa ativamente dos processos de construção das subjetivações e dos corpos, esta pesquisa pretendeu discutir e analisar os discursos sobre as lesbianidades no cinema brasileiro, a fim de compreender quais discursividades (re)produzem e fazem circular no imaginário social. Foi utilizada como metodologia a análise do discurso juntamente com os estudos de gênero e feministas. Para tanto, foram selecionadas para análise as obras Flores Raras (2013) e Como Esquecer (2010), de acordo com critérios pré-estabelecidos. No processo de análise foram utilizados aspectos da mise-en-scène, da construção dos filmes e materiais complementares, como notícias de jornal, entrevistas e trechos de livros, uma vez que ambas as películas são fruto de adaptações literárias. A partir das análises concluiu-se que os discursos acerca das lesbianidades nesses filmes contribuem para reforçar o ideário social normativo acerca do tema, que costura as lesbianidades ao sofrimento, infelicidade, relações amorosas frustradas, esquecimento.pt
dc.description.abstractConsidering cinema as a social and gender technology that participates in subjectification and bodies construction process, this research aimed to discuss and analyse the discourses about lesbianities in Brazilian cinema, in order to understand which discursivities they (re)produce and disseminate in social imaginary. The discourse analysis and the contribution from gender and feminist studies were used as methodologies to reach the aim of the research, by analysing the pre-selected movies So Hard to Forget (Como Esquecer, 2010) and Reaching for the Moon (Flores Raras, 2013). These movies were selected according to pre-stablished criteria. Mise-en-scène aspects were used in the analysis construction, so were other aspects of the constitution of these movies, extra material as news, interviews and book fragments, since both movies were based on novels. From this analysis process were possible to conclude that the discourses about lesbianities in these movies contribute to reinforce the social current ideas that gather together lesbianities, suffering, unhappiness, frustrated love relations, oblivion.pt
dc.identifier.capes33004048021P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202157
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLesbianidadespt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectAnálise do discurso.pt
dc.titleAs flores e o esquecimento: discursos sobre as lesbianidades no cinema brasileiropt
dc.title.alternativeThe flowers and the oblivion: discourses about lesbianities in Brazilian cinemapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia e sociedadept
unesp.researchAreaPsicologia e Sociedadept

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