Publicação: As flores e o esquecimento: discursos sobre as lesbianidades no cinema brasileiro
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Data
2020-12-03
Autores
Orientador
Teixeira Filho, Fernando Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Considerando o cinema como uma tecnologia social e de gênero, que participa ativamente dos processos de construção das subjetivações e dos corpos, esta pesquisa pretendeu discutir e analisar os discursos sobre as lesbianidades no cinema brasileiro, a fim de compreender quais discursividades (re)produzem e fazem circular no imaginário social. Foi utilizada como metodologia a análise do discurso juntamente com os estudos de gênero e feministas. Para tanto, foram selecionadas para análise as obras Flores Raras (2013) e Como Esquecer (2010), de acordo com critérios pré-estabelecidos. No processo de análise foram utilizados aspectos da mise-en-scène, da construção dos filmes e materiais complementares, como notícias de jornal, entrevistas e trechos de livros, uma vez que ambas as películas são fruto de adaptações literárias. A partir das análises concluiu-se que os discursos acerca das lesbianidades nesses filmes contribuem para reforçar o ideário social normativo acerca do tema, que costura as lesbianidades ao sofrimento, infelicidade, relações amorosas frustradas, esquecimento.
Resumo (português)
Considering cinema as a social and gender technology that participates in subjectification and bodies construction process, this research aimed to discuss and analyse the discourses about lesbianities in Brazilian cinema, in order to understand which discursivities they (re)produce and disseminate in social imaginary. The discourse analysis and the contribution from gender and feminist studies were used as methodologies to reach the aim of the research, by analysing the pre-selected movies So Hard to Forget (Como Esquecer, 2010) and Reaching for the Moon (Flores Raras, 2013). These movies were selected according to pre-stablished criteria. Mise-en-scène aspects were used in the analysis construction, so were other aspects of the constitution of these movies, extra material as news, interviews and book fragments, since both movies were based on novels. From this analysis process were possible to conclude that the discourses about lesbianities in these movies contribute to reinforce the social current ideas that gather together lesbianities, suffering, unhappiness, frustrated love relations, oblivion.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português