Publicação: O processo de construção social e institucional da menoridade: uma contribuição à prática do ensino de sociologia na Fundação CASA
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ocada, Fábio Kazuo 

Coorientador
Pós-graduação
Sociologia em Rede Nacional - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como objeto o processo de construção social e institucional da “menoridade” e como que a escola no sistema socioeducacional tem papel na manutenção deste processo. Com o interesse de desmistificar o olhar voltado pela sociedade sobre a juventude que infraciona, a pesquisa se concentra na chamada juventude confinada, que diz respeito, a jovens pertencentes às classes subalternas. A hipótese desse estudo é a de que existe na estrutura desse sistema de aprisionamento, bases racistas, concepções da classe dominante que inferiorizam a classe trabalhadora. O objetivo do estudo foi distinguir as diferenças do ensino de sociologia na CASA e na escola normal, compreender também as nuances de ser jovem e estar cumprindo medida socioeducativa. A metodologia utilizada foi a observação participante como instrumento para a elaboração da análise. Os resultados mostraram que apesar das reformas legislativas, o sistema socioeducativo, continua exercendo sua função histórica de manutenção das relações de dominação de classe, por meio da criminalização das classes populares. A pesquisa apresenta como produto uma intervenção pedagógica, que parte de um modo diferenciado da relação ensino/aprendizagem, com ferramentas didáticas mais próximas da realidade dos jovens em privação de liberdade, com o fim de elucidar o tema desigualdades sociais e violência a partir da proposição de um levantamento do que seria mais coerente, para o entendimento, utilizando de conhecimentos produzidos à margem da sociedade como o estilo musical do RAP.
Resumo (inglês)
The present study aims at the process of social and institutional construction of "minority" and how that the school in the socio-educational system has a role in the maintenance of this process. With the interest of demystifying society's gaze on the youth it infringes, the research focuses on the so-called confined youth, which concerns young people belonging to the subaltern classes. The hypothesis of this study is that there is in the structure of this system of imprisonment, racist bases, conceptions of the ruling class that makes inferior the working class. The aim of this study was to distinguish the differences in sociology teaching at CASA and in normal school, also to understand the nuances of being young and to be fulfilling a socio-educational measure. The methodology used was participant observation as an instrument for the elaboration of the analysis. The results showed that despite legislative reforms, the socio-educational system continues to perform its historical function of maintaining class domination relations through the criminalization of the popular classes. The research presents as a product a pedagogical intervention, which starts from a differentiated way of the teaching/learning relationship, with didactic tools closer to the reality of young people in deprivation of liberty, in order to elucidate the theme of social inequalities and violence from the proposition of a survey of what would be more coherent, for understanding, using knowledge produced on the margins of society as the musical style of RAP.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de sociologia, Juventude confinada, Privação de liberdade, Sociology teaching, Confined youth, Privation of freedom
Idioma
Português