Dicionário inglês Língua franca, aplicativo Kidlandia: construindo conexões globais e multiletramentos na Era digital
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Zacarias, Regiani Aparecida Santos 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa explora o potencial pedagógico de um aplicativo de dicionário de língua franca no Ensino Fundamental I, uma vez que acredita-se que o uso de dicionários é crucial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. A construção do vocabulário é um componente fundamental desse processo. Além disso, o uso desperta para habilidades que vão além da simples consulta ao dicionário, estimulando a autonomia. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar, registar e analisar as estratégias de uso de um aplicativo de dicionário em uma rede municipal de ensino do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia comporta estudo teórico, documental e pesquisa empírica. Primeiramente, será realizada uma revisão de literatura valendo-se das teorias sobre Língua e Linguagem, Linguística Computacional, Sociolinguística, Língua Inglesa na Contemporaneidade, Multiletramentos e Metodologias Ativas e Lexicografía Eletrônica. Além do estudo teórico, será realizada uma pesquisa documental referente aos documentos que norteiam a BNCC. Os princípios teóricos serão aplicados no desenvolvimento do Produto Educacional KIDLANDIA, que será objeto de uma pesquisa empírica com alunos do 5.º ano. A pesquisa buscará avaliar as estratégias de uso e necessidades dos alunos no manuseio do aplicativo. Espera-se que os resultados possam colaborar para propor melhorias ao Produto desenvolvido, bem como a demais aplicativos de dicionário destinados ao público estudantil.
Resumo (inglês)
This research explores the pedagogical potential of a lingua franca dictionary app in Elementary School, since it is believed that the use of dictionaries is crucial for the development of children's linguistic skills. Vocabulary building is a fundamental component of this process. In addition, its use awakens skills that go beyond simply consulting the dictionary, stimulating autonomy. In this context, the objective of this study is to investigate, record and analyze the strategies for using a dictionary app in a municipal school network in the interior of the state of São Paulo. To this end, the methodology includes theoretical, documentary and empirical research. First, a literature review will be carried out using theories on Language and Linguistics, Computational Linguistics, Sociolinguistics, English Language in Contemporary Times, Multiliteracies and Active Methodologies and Electronic Lexicography. In addition to the theoretical study, a documentary research will be carried out regarding the documents that guide the BNCC. The theoretical principles will be applied in the development of the educational product KIDLANDIA, which will be the object of empirical research with 5th grade students. The research will seek to evaluate the usage strategies and needs of students in handling the application. It is expected that the results can help to propose improvements to the product developed, as well as to other dictionary applications aimed at students.
Descrição
Palavras-chave
Dicionário, Inglês como Língua franca, Vocabulário, Recurso digital, Linguagem, Multiletramentos, TDCIs, Dictionary, English as a Lingua Franca, Vocabulary, Digital resource, Language, Multiliteracies
Idioma
Português
Citação
VIEIRA, Josiane Aparecida Luciano. Dicionário inglês Língua franca, aplicativo Kidlandia: construindo conexões globais e multiletramentos na Era digital. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.