Logo do repositório
 

Dicionário inglês Língua franca, aplicativo Kidlandia: construindo conexões globais e multiletramentos na Era digital

dc.contributor.advisorZacarias, Regiani Aparecida Santos [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Josiane Aparecida Luciano [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-05-20T12:24:55Z
dc.date.issued2025-03-20
dc.description.abstractEsta pesquisa explora o potencial pedagógico de um aplicativo de dicionário de língua franca no Ensino Fundamental I, uma vez que acredita-se que o uso de dicionários é crucial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. A construção do vocabulário é um componente fundamental desse processo. Além disso, o uso desperta para habilidades que vão além da simples consulta ao dicionário, estimulando a autonomia. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar, registar e analisar as estratégias de uso de um aplicativo de dicionário em uma rede municipal de ensino do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia comporta estudo teórico, documental e pesquisa empírica. Primeiramente, será realizada uma revisão de literatura valendo-se das teorias sobre Língua e Linguagem, Linguística Computacional, Sociolinguística, Língua Inglesa na Contemporaneidade, Multiletramentos e Metodologias Ativas e Lexicografía Eletrônica. Além do estudo teórico, será realizada uma pesquisa documental referente aos documentos que norteiam a BNCC. Os princípios teóricos serão aplicados no desenvolvimento do Produto Educacional KIDLANDIA, que será objeto de uma pesquisa empírica com alunos do 5.º ano. A pesquisa buscará avaliar as estratégias de uso e necessidades dos alunos no manuseio do aplicativo. Espera-se que os resultados possam colaborar para propor melhorias ao Produto desenvolvido, bem como a demais aplicativos de dicionário destinados ao público estudantil. pt
dc.description.abstractThis research explores the pedagogical potential of a lingua franca dictionary app in Elementary School, since it is believed that the use of dictionaries is crucial for the development of children's linguistic skills. Vocabulary building is a fundamental component of this process. In addition, its use awakens skills that go beyond simply consulting the dictionary, stimulating autonomy. In this context, the objective of this study is to investigate, record and analyze the strategies for using a dictionary app in a municipal school network in the interior of the state of São Paulo. To this end, the methodology includes theoretical, documentary and empirical research. First, a literature review will be carried out using theories on Language and Linguistics, Computational Linguistics, Sociolinguistics, English Language in Contemporary Times, Multiliteracies and Active Methodologies and Electronic Lexicography. In addition to the theoretical study, a documentary research will be carried out regarding the documents that guide the BNCC. The theoretical principles will be applied in the development of the educational product KIDLANDIA, which will be the object of empirical research with 5th grade students. The research will seek to evaluate the usage strategies and needs of students in handling the application. It is expected that the results can help to propose improvements to the product developed, as well as to other dictionary applications aimed at students.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.citationVIEIRA, Josiane Aparecida Luciano. Dicionário inglês Língua franca, aplicativo Kidlandia: construindo conexões globais e multiletramentos na Era digital. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.lattes2684891293344120
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310525
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDicionáriopt
dc.subjectInglês como Língua francapt
dc.subjectVocabuláriopt
dc.subjectRecurso digitalpt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectMultiletramentospt
dc.subjectTDCIspt
dc.subjectDictionaryen
dc.subjectEnglish as a Lingua Francaen
dc.subjectVocabularyen
dc.subjectDigital resourceen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectMultiliteraciesen
dc.titleDicionário inglês Língua franca, aplicativo Kidlandia: construindo conexões globais e multiletramentos na Era digitalpt
dc.title.alternativeEnglish dictionary Língua franca, Kidlandia app: building global connections and multi-literacies in the digital ageen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication9b93f83b-2b7d-462e-9372-579a879de597
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9b93f83b-2b7d-462e-9372-579a879de597
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaTecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vieira_jal_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: