Publicação: Influências positivas do treinamento de natação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Prado Júnior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A natação competitiva prioriza a obtenção dos melhores desempenhos a partir do treinamento. Na adolescência ocorrem transformações com os atletas em nível físico, psicológico e social que pode interferir no desempenho nos esportes gerando fracasso no desempenho e abandono da modalidade. Por outro lado, a vivência no treinamento gera modificações na rotina de vida do adolescente que se bem estruturada influencia no seu processo de desenvolvimento nas atividades de vida diária. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar quem é o adolescente que participa do treinamento de natação competitiva, identificar qual sua visão sobre a rotina de treinos e o impacto na sua vida a partir da definição de metas no esporte, relação com o técnico, pais e amigos. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório utilizando de um questionário para obter informações junto a adolescentes sobre sua participação em uma equipe de treinamento do interior do Estado de São Paulo. A entrevista ocorreu através de um formulário do Google forms, devido à ocorrência da Pandemia COVID-19 que vivenciamos durante o ano de 2020. Os resultados apontaram que os adolescentes iniciaram a treinar e competir precocemente e tem como metas pessoais a melhora da sua performance pessoal e participação em competições em nível estadual e nacional. Todos estão comprometidos com o treinamento e percebem melhoras na sua rotina de vida, na escola e na criação de grupos de amigos como pontos positivos influenciados pela prática do treinamento em natação. Embora no percurso da prática participantes da pesquisa já pensaram em desistir da modalidade, o apoio dos técnicos e pais são fundamentais para continuidade do treinamento. Ressaltamos ainda a necessidade de um acompanhamento do adolescente visto que esta é uma fase que se acentua o comportamento individualizado. Podemos concluir que o ambiente do treinamento de natação competitiva influencia positivamente no desenvolvimento dos adolescentes.
Resumo (inglês)
Competitive swimming prioritizes the attainment of the best performances through training. During adolescence occurs some physical, psychological, and social changes with the athletes which may interfere in sports performance causing failure and early modality drop out. On the other hand, the trainment experience creates routine changes in the adolescent’s life which, when well structured, influences his development process with everyday activities. Thus, this research aimed to analyze who the adolescent participating is in the competitive swimming trainment, identifying what is his vision of the training routine and the impact in his life considering, setting sports goals, the relationship with the coach, parents, and friends. Therefore, exploratory qualitative research was made, using a questionnaire to gather data from the adolescents about their participation in a swimming team from the countryside of São Paulo state. The interview happened through an online questionnaire on Google forms, due to the COVID-19 Pandemic we have lived during the year of 2020. The results showed the adolescents who started training and competing early in life and have as personal goals the improvement of their personal performance and participation in the competition in the state and country. All adolescents are committed to training and realized improvements in their life routine, school, and the creation of groups with positive aspects and influenced by the swimming training. Although during the course of the practice, the adolescents who participated in the research had already thought about giving up the modality, the support from the coaches and parents is important for the continuing of the training. Still highlighting the need for the adolescent follow-up considering this is a time of their life which the individual behavior is settled. We may conclude that the competitive swimming training environment influences positively the development of adolescents.
Descrição
Palavras-chave
Natação, Categoria de base, Treinamento, Influências positivas, Swimming, Youth system, Training, Positive influence
Idioma
Português