Publicação: A escrita para piano de Liduino Pitombeira e suas potenciais fases (tendências) composicionais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Filho, Nahim Marun 

Coorientador
Ferreira, Arthur Rinaldi
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa proponho investigar as peculiaridades contidas na escrita musical do compositor brasileiro Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), mediante a análise das estruturas composicionais de cinco obras para piano solo, a saber: Suíte Russana Op.11 (1992); Sertão Central Op.84 (2004); Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) e Nocturne Op. 266 (2021). A escolha destas obras se deu por suas configurações e pelo fator cronológico, abrangendo um período composicional com cerca de 30 anos (juventude, maturidade e a fase atual de produção de Pitombeira). Desse modo, intenta-se investigar as sutilezas de sua escrita por intermédio da análise estrutural e textural, na condução de perspectivas que compreendam os afetos gerados por meio de seu colorido (espectro sonoro). Atenta-se para a importância da ordem cronológica das obras em destaque, corroborando a hipótese acerca de uma possível síntese que se compõe por três fases distintas de sua produção musical. Nesse sentido, faz-se necessário considerar o emprego de paralelos com suas obras de cunho sinfônico e música de câmara, bem como outras obras tradicionais do repertório ocidental. Para tal fim, propõe-se utilizar abordagens diversas de análise musical para extrair informações que possam embasar tais particularidades, compreendendo duas frentes metodológicas principais: (1) por meio da análise tradicional (forma e estrutura) e motívica, envolvendo abordagens contidas em Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) e Richard Cohn (2012) a fim de tipificar indícios que pontuem as possíveis transformações de sua escrita ao longo do tempo, além de fomentar subsídios teóricos que possam ser aplicados como ferramentas para as práticas interpretativas; (2) por meio de conceitos que envolvam a semiologia – embasada nos escritos de Jean-Jacques Nattiez (1990) –, no intuito de depurar noções que contribuam para corroborar as potenciais características indutivas (afetos) contidas no repertório para piano em foco.
Resumo (inglês)
In this research, I propose to investigate the peculiarities present in the musical writing of the Brazilian composer Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), through the analysis of the compositional structures of five works for solo piano, namely: Suíte Russana (1992) Op.11; Sertão Central (2004) Op.84; Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) and Nocturne Op. 266 (2021). The selection of these works was made based on their configurations and chronological factors, covering a compositional period of about 30 years (youth, maturity, and the current phase of Pitombeira's production). Thus, the aim is to investigate the subtleties of his writing through structural and textural analysis, leading to perspectives that encompass the affects generated through his colorful (sound spectrum). Attention is given to the importance of the chronological order of the highlighted works, supporting the hypothesis of a possible synthesis comprising three distinct phases of his musical production. In this sense, it is necessary to consider parallels with his symphonic and chamber music works, as well as other traditional works from the Western repertoire. To this end, it is proposed to use various approaches to musical analysis to extract information that can substantiate these particularities, understanding two main methodological fronts: (1) through traditional (form and structure) and motivic analysis, involving approaches contained in Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) and Richard Cohn (2012) in order to typify indications that point out the possible transformations of his writing over time, in addition to fostering theoretical subsidies that can be applied as tools for interpretative practices; (2) through concepts involving semiology – based on the writings of Jean-Jacques Nattiez (1990) – with the aim of refining notions that contribute to corroborate the potential inductive characteristics (affects) present in the piano repertoire in focus.
Resumo (italiano)
In questa ricerca, mi propongo di investigare le peculiarità presenti nella scrittura musicale del compositore brasiliano Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), attraverso l'analisi delle strutture compositive di cinque opere per pianoforte solista, ovvero: Suíte Russana Op.11 (1992); Sertão Central Op.84 (2004); Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) e Nocturne Op. 266 (2021). La selezione di queste opere è stata fatta sulla base delle loro configurazioni e fattori cronologici, coprendo un periodo compositivo di circa 30 anni (gioventù, maturità e fase attuale della produzione di Pitombeira). Così, l'obiettivo è di investigare le sottigliezze della sua scrittura attraverso l'analisi strutturale e testurale, portando a prospettive che comprendano gli affetti generati attraverso il suo colorato (spettro sonoro). Viene data attenzione all'importanza dell'ordine cronologico delle opere evidenziate, supportando l'ipotesi di una possibile sintesi comprendente tre fasi distinte della sua produzione musicale. In questo senso, è necessario considerare paralleli con le sue opere sinfoniche e di musica da camera, così come altre opere tradizionali del repertorio occidentale. A tal fine, si propone di utilizzare vari approcci di analisi musicale per estrarre informazioni che possano avvalorare tali particolarità, comprendendo due principali fronti metodologici: (1) attraverso l'analisi tradizionale (forma e struttura) e motivica, coinvolgendo approcci contenuti in Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) e Richard Cohn (2012) al fine di tipificare indicazioni che segnalino le possibili trasformazioni della sua scrittura nel tempo, oltre a favorire sussidi teorici applicabili come strumenti per le pratiche interpretative; (2) attraverso concetti che coinvolgono la semiologia – basata sugli scritti di Jean-Jacques Nattiez (1990) – con l'obiettivo di affinare nozioni che contribuiscano a corroborare le potenziali caratteristiche induttive (affetti) presenti nel repertorio per pianoforte in esame.
Descrição
Palavras-chave
Música - Análise, apreciação., Crítica musical, Compositores, Pitombeira, Liduino, 1962-
Idioma
Português
Como citar
MELLO, Felipe Aparecido de. A escrita para piano de Liduino Pitombeira e suas potenciais fases (tendências) composicionais. 2024. 286 f. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (UNESP): São Paulo, 2024.