Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

A presente pesquisa objetivou sistematizar e analisar a produção científica que trata do trabalho de professores iniciantes, buscando evidenciar as possibilidades e conflitos enfrentados por estes no período de início da atuação na carreira docente. Para isso foi realizado um levantamento de trabalhos completos localizados: a) nos Anais do EDUCERE (Congresso Nacional de Educação), nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017; b) nos Anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino), nos anos de 2012, 2014 e 2016. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica (GIL, 1991) de natureza qualitativa para, a partir desta, ampliar a compreensão das perspectivas teóricas que tratam de aspectos que marcam o início da carreira docente. Foram localizados e utilizados 36 artigos, dos quais 30 trazem considerações sobre professores iniciantes no Ensino Básico e apenas 6, acerca de professores iniciantes no Ensino Superior. Os resultados apontam para a necessidade de se estabelecerem políticas públicas educacionais que visem à qualificação e à formação dos professores iniciantes, com base no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, além das potencialidades geradas através da interação com o ambiente escolar e das trocas de experiências com os pares, a fim de contribuir com desenvolvimento destes profissionais

Descrição

Palavras-chave

Professores, Professores - Formação, Professores - 2011-2016, Políticas públicas, Educação

Idioma

Português

Como citar

SOUSA, Ana Maria Alves de. Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente. 2018. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação