Publicação: Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Maria Alves de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:06Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:06Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou sistematizar e analisar a produção científica que trata do trabalho de professores iniciantes, buscando evidenciar as possibilidades e conflitos enfrentados por estes no período de início da atuação na carreira docente. Para isso foi realizado um levantamento de trabalhos completos localizados: a) nos Anais do EDUCERE (Congresso Nacional de Educação), nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017; b) nos Anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino), nos anos de 2012, 2014 e 2016. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica (GIL, 1991) de natureza qualitativa para, a partir desta, ampliar a compreensão das perspectivas teóricas que tratam de aspectos que marcam o início da carreira docente. Foram localizados e utilizados 36 artigos, dos quais 30 trazem considerações sobre professores iniciantes no Ensino Básico e apenas 6, acerca de professores iniciantes no Ensino Superior. Os resultados apontam para a necessidade de se estabelecerem políticas públicas educacionais que visem à qualificação e à formação dos professores iniciantes, com base no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, além das potencialidades geradas através da interação com o ambiente escolar e das trocas de experiências com os pares, a fim de contribuir com desenvolvimento destes profissionais | pt |
dc.format.extent | 58 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009154260206341 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Maria Alves de. Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente. 2018. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915426.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203442 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Professores - 2011-2016 | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1