Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente

dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Ana Maria Alves de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:06Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:06Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou sistematizar e analisar a produção científica que trata do trabalho de professores iniciantes, buscando evidenciar as possibilidades e conflitos enfrentados por estes no período de início da atuação na carreira docente. Para isso foi realizado um levantamento de trabalhos completos localizados: a) nos Anais do EDUCERE (Congresso Nacional de Educação), nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017; b) nos Anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino), nos anos de 2012, 2014 e 2016. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica (GIL, 1991) de natureza qualitativa para, a partir desta, ampliar a compreensão das perspectivas teóricas que tratam de aspectos que marcam o início da carreira docente. Foram localizados e utilizados 36 artigos, dos quais 30 trazem considerações sobre professores iniciantes no Ensino Básico e apenas 6, acerca de professores iniciantes no Ensino Superior. Os resultados apontam para a necessidade de se estabelecerem políticas públicas educacionais que visem à qualificação e à formação dos professores iniciantes, com base no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, além das potencialidades geradas através da interação com o ambiente escolar e das trocas de experiências com os pares, a fim de contribuir com desenvolvimento destes profissionaispt
dc.format.extent58 f.
dc.identifier.aleph990009154260206341
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Maria Alves de. Professores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docente. 2018. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915426.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203442
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores - 2011-2016pt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleProfessores iniciantes: possibilidades e conflitos enfrentados no início da atuação docentept
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000915426.pdf
Tamanho:
755.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format