Publicação: Ensino de física e a abordagem investigativa: estudo sobre aplicações e possibilidades no ensino básico
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Data
Autores
Orientador
Ramos, Eugenio Maria de França 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Exploramos nesta pesquisa qualitativa a metodologia de ensino conhecida como Ensino Investigativo, que procura criar um ambiente em que o aluno possa ter uma participação mais ativa durante a aula, construindo o conhecimento por meio da busca de soluções para problemas apresentados pelo professor. Nesta abordagem, o professor como mediador do processo, aproxima os alunos da prática científica, assim como da linguagem utilizada no meio. A partir do estudo dessa metodologia, construímos uma proposta de uma SEI (Sequência de Ensino Investigativo) que pretende trabalhar os tópicos referentes à Teoria da Relatividade, conteúdo importante pouco trabalhado no ensino básico. Com esta SEI, devido ao desafio de se trabalhar conceitos como o da velocidade da luz, discutimos possibilidades de se construir um ambiente investigativo com essa temática, fazendo uso de problemas não experimentais, recorrendo a experimentos mentais capazes de trazer aos alunos o tema, e assim passando a refletir sobre o conteúdo com maior familiaridade com os termos e a linguagem, tal qual a proposta da abordagem do Ensino Investigativo.
Resumo (inglês)
In this qualitative research we explored the teaching methodology known as Investigative Teaching Method or Inquiry, which seeks to create an environment where the student can have a more active participation during the class, building the knowledge through the search for solutions to problems suggested by the teacher. In this approach, the teacher as a mediator of the process, brings students closer to scientific practice, as well as the language science uses. From the studies of this methodology, we built a proposal for a SEI (Sequential Investigative Teaching) which intends to work on the topics related to the Theory of Relativity, a very important content not used as much as it could in secondary school. With this SEI, due to the challenge of working with concepts such as the speed of light, we discuss possibilities on how could we can create an investigative environment with this theme, using non-experimental problems and mental experiments that are capable of bringing a better perception to the students about the theme, then reflecting on the content which got more familiar to them, as suggested by the inquiry approach.
Descrição
Palavras-chave
Ensino por investigação, Ensino de física, Metodologias de ensino, Problemas não experimentais, Teoria de relatividade, Inquiry, Physics teaching, Teaching methodology, Non-experimental problems, Theory of relativity
Idioma
Português