Logotipo do repositório
 

Publicação:
A presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Química

dc.contributor.advisorLeite, Mônica Regina Vieira
dc.contributor.authorBatista, Lucas Henrique
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-27T18:01:45Z
dc.date.available2023-01-27T18:01:45Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.description.abstractA Alquimia, a partir da visão da História e Filosofia da Ciência, pode ser compreendida com base no contexto no qual se desenvolveu. Por meio disso, é possível realizar reflexões acerca dos ideais e concepções de mundo dos alquimistas e sobre as dimensões que compunham o conhecimento alquímico, ou seja, nos permite compreender a complexa natureza de um fazer científico daquilo que serviu como base para a Química moderna. Esse tipo de discussão contribui para o aprimoramento do Ensino de Ciências, contextualizando o processo científico enquanto construção humana e histórica, e a Alquimia, com sua complexa fundamentação, permite que a interdisciplinaridade possa ser melhor explorada nas aulas de Química. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho de Estado da Arte é investigar de que forma e com que frequência que a temática “Alquimia” tem sido articulada nos últimos 10 anos em importantes eventos e revistas da área de Ensino de Ciências e Química, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que é nessa etapa que se inicia o processo educativo. A partir do levantamento realizado, percebeu-se que, apesar do seu potencial, há um número bem escasso de trabalhos que abordam essa temática de uma forma geral no Ensino de Ciências e Química e menor ainda no que refere àqueles que são voltados para a formação de professores, principalmente nas revistas. Isso indica um certo desinteresse ou desconhecimento sobre as possibilidades na abordagem dessa temática por parte dos pesquisadores da área, o que pode estar relacionado com o olhar positivista e equivocado que se tem sobre a Alquimia, de que a mesma é só algo mágico, obscuro e não é capaz de contribuir para a Ciência nos moldes contemporâneos que, infelizmente, ainda segue presente no âmbito científico. Frente a isso, ressalta-se a importância de a Alquimia ser melhor explorada, principalmente, em cursos de formação de professores, para que esse olhar sobre a mesma seja aprimorado e que, dessa forma, contribua para uma melhor compreensão da Natureza da Ciência.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239079
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAlquimiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectHistória e filosofia da ciênciapt
dc.titleA presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Químicapt
dc.title.alternativeThe presence of alchemy in Chemistry teaching events and journalsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batista_lh_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
824.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batista_lh_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
78.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: