Publicação: A presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Química
dc.contributor.advisor | Leite, Mônica Regina Vieira | |
dc.contributor.author | Batista, Lucas Henrique | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T18:01:45Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T18:01:45Z | |
dc.date.issued | 2022-08-22 | |
dc.description.abstract | A Alquimia, a partir da visão da História e Filosofia da Ciência, pode ser compreendida com base no contexto no qual se desenvolveu. Por meio disso, é possível realizar reflexões acerca dos ideais e concepções de mundo dos alquimistas e sobre as dimensões que compunham o conhecimento alquímico, ou seja, nos permite compreender a complexa natureza de um fazer científico daquilo que serviu como base para a Química moderna. Esse tipo de discussão contribui para o aprimoramento do Ensino de Ciências, contextualizando o processo científico enquanto construção humana e histórica, e a Alquimia, com sua complexa fundamentação, permite que a interdisciplinaridade possa ser melhor explorada nas aulas de Química. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho de Estado da Arte é investigar de que forma e com que frequência que a temática “Alquimia” tem sido articulada nos últimos 10 anos em importantes eventos e revistas da área de Ensino de Ciências e Química, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que é nessa etapa que se inicia o processo educativo. A partir do levantamento realizado, percebeu-se que, apesar do seu potencial, há um número bem escasso de trabalhos que abordam essa temática de uma forma geral no Ensino de Ciências e Química e menor ainda no que refere àqueles que são voltados para a formação de professores, principalmente nas revistas. Isso indica um certo desinteresse ou desconhecimento sobre as possibilidades na abordagem dessa temática por parte dos pesquisadores da área, o que pode estar relacionado com o olhar positivista e equivocado que se tem sobre a Alquimia, de que a mesma é só algo mágico, obscuro e não é capaz de contribuir para a Ciência nos moldes contemporâneos que, infelizmente, ainda segue presente no âmbito científico. Frente a isso, ressalta-se a importância de a Alquimia ser melhor explorada, principalmente, em cursos de formação de professores, para que esse olhar sobre a mesma seja aprimorado e que, dessa forma, contribua para uma melhor compreensão da Natureza da Ciência. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/239079 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Alquimia | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | História e filosofia da ciência | pt |
dc.title | A presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Química | pt |
dc.title.alternative | The presence of alchemy in Chemistry teaching events and journals | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.undergraduate | Química - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- batista_lh_tcc_bauru.pdf
- Tamanho:
- 824.87 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- batista_lh_autorização_bauru.pdf
- Tamanho:
- 78.03 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: