Logotipo do repositório
 

Publicação:
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Carrasco, Ligia Bueno Zangali

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Desenvolvimento, Lúdico, Brincar

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação