Publicação: A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Carrasco, Ligia Bueno Zangali 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é
essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Desenvolvimento, Lúdico, Brincar
Idioma
Português