Ilhas de calor superficiais diurnas e noturnas: uma análise representativa das estações seca e chuvosa em Presidente Prudente - SP
Carregando...
Arquivos
Fontes externas
Fontes externas
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Arquivos
Fontes externas
Fontes externas
Resumo
Resumo (espanhol)
El artículo aborda la formación de islas de calor urbanas superficiales (ICUs), tanto diurnas como nocturnas, en función de los cambios en el uso del suelo y la precipitación durante las estaciones seca y lluviosa en Presidente Prudente - SP. Se utilizaron técnicas de teledetección e imágenes térmicas, que permitieron medir las variaciones térmicas, generar mapas de intensidad de las ICU y calcular el Índice de Vegetación de Diferencia Normalizada (NDVI), indicador de la densidad y vigor de la vegetación. Los resultados muestran que las islas de calor superficiales son más intensas durante el día y presentan variaciones significativas entre las estaciones, influenciadas por factores como la precipitación y la temperatura. En particular, la baja precipitación observada en noviembre contribuyó al aumento de las temperaturas, intensificando los impactos de las ICU.
Resumo (português)
O artigo aborda a formação das ilhas de calor urbanas superficiais (ICUs), tanto diurnas quanto noturnas, em função das alterações no uso da terra e da precipitação durante as estações seca e chuvosa em Presidente Prudente - SP. Para isso, foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e imagens termais, que permitiram mensurar as variações térmicas, gerar mapas de intensidade das ICU e calcular o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), indicador da densidade e do vigor da vegetação. Os resultados mostram que as ilhas de calor superficiais são mais intensas durante o dia e apresentam variações significativas entre as estações, influenciadas por fatores como precipitação e temperatura. Em particular, a baixa precipitação observada em novembro contribuiu para o aumento das temperaturas, intensificando os impactos das ICU.
Descrição
Palavras-chave
temperatura de superfície, vegetação, precipitação, Presidente Prudente
Idioma
Português
Citação
Geopauta. UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, v. 8, p. -, 2025.





